CAU/BR promove evento de diálogo com arquitetos e urbanistas de destaque

CAU/BR promove evento de diálogo com arquitetos e urbanistas de destaque 

Na última quinta-feira (03/05), o CAU/BR realizou o terceiro encontro “CAU conversa com” e desta vez a arquiteta convidada foi Rosa Kliass, uma das primeiras arquitetas paisagistas brasileiras.

O evento ocorre todo mês, sempre após as reuniões plenárias do Conselho, com o objetivo de trazer um arquiteto e urbanista renomado para um bate-papo com os conselheiros do CAU/BR, mediado pelo presidente Haroldo Pinheiro.

FOTO-ALBERTO-RUY-(270)

As origens do paisagismo brasileiro

Rosa Grena Kliass é arquiteta paisagista formada na década de 1950 pela FAUUSP. Sua turma foi a primeira a receber aulas de paisagismo na faculdade. Inspirada pelo seu professor Roberto Coelho Cardoso, arquiteto recém-chegado na época da Califórnia, adquiriu sua linguagem do desenho urbano, e de Roberto Burle Marx despertou sua intuição pela arte.

FOTO-ALBERTO-RUY-(385)3

Fez jardins de residências, trabalhou no desenho de parques e praças e no primeiro plano paisagístico de São Paulo. Entre suas obras de maior destaque estão a reforma do Vale do Anhangabaú e o projeto paisagístico do Parque da Juventude, na cidade de São Paulo. Este último foi premiado em 2004 na Bienal de Quito.

No evento, Kliass intitulou sua fala como “relatos de uma paisagista rebelde” dando destaque para o papel da mulher na profissão. Apresentou fotos de suas obras, falou ainda sobre a participação em órgãos públicos e sua contribuição para a institucionalização da profissão, como fundadora e ex-presidente da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e autora do livro “Parques Urbanos de São Paulo”.

FOTO-ALBERTO-RUY-(390)2

CAU conversa com

Os primeiros encontros “CAU conversa com” foram feitos com os arquitetos João Filgueiras Lima, o Lelé, e com Ruy Ohtake. O evento dará origem a uma série de DVDs e estarão disponíveis, em breve, no site do CAU/BR.

Fonte: http://www.cau.org.br/noticia02.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan