Cinema e Arquitetura: “Urbanized”

urbanized_rochester_1-530x353 Cena do Filme

Este espetacular documentário mostra o estado atual das nossas cidades, e o futuro que nos espera. O filme tenta introduzir a problemática do rápido crescimento demográfico e a concentração das populações nas grandes cidades, em oposição ao quase desaparecimento de outras cidades, o documentário mostra exemplos ao redor do mundo, conversas com arquitetos e urbanistas, como Norman Foster, Rem Koolhaas, Oscar Niemeyer ou Alejandro Aravena.

 

Ficha Técnica:

Título Original: Urbanized

Ano: 2011

Duração: 55 min.

Fonte: Estados Unidos, Inglaterra

Diretor: Gary Hustwit

Diretor de Fotografia: Luke Geissbuhler

Entrevistados: Rem Koolhaas, Alejandro Aravena, Norman Foster, Joshua David, OscarNiemeyer, Canto James.

urbanized_trailer1_hd-530x298 Cena do Filme

SINOPSE

Urbanized é um documentário sobre o desenho das cidades, enfocando questões e estratégias por trás do desenho urbano, e as opiniões de alguns dos mais renomados arquitetos, urbanistas, políticos, construtores e pensadores. Mais da metade da população mundial vive em áreas urbanas, e mais de 75% viverão até 2050. Mas, enquanto algumas cidades estão experimentando um crescimento explosivo, outras estão em fase de condensação. Os desafios de equilibrar, habitação, mobilidade, espaço público, participação popular, o desenvolvimento econômico e as políticas ambientais, estão rapidamente tornando-se uma  preocupação universal. Ainda assim, a maioria dos discursos sobre esses temas estão desconectados do domínio público.

urbanized_beijing3-530x297 Cena do Filme

A quem está permitido construir nossas cidades, e como o fazem? Ao contrário de muitos outros campos projetuais, as cidades não são criadas por nenhum outro especialista. Há muitos colaboradores para as transformações urbanas, incluindo os cidadãos comuns, que pode ter um grande impacto na melhoria das cidades em que vivem. Ao explorar uma ampla gama de projetos de urbanismo em todo o mundo, Urbanized  marca uma discussão global sobre o futuro das cidades.

 

Fonte:

Helm , Joanna . "Cinema e Arquitetura: “Urbanized”" 18 May 2012. ArchDaily. Accessed 19 May 2012. http://www.archdaily.com.br/49407/cinema-e-arquitetura-urbanized/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan