O segundo concurso de ideias arquitetônicas “I’M A CITY CHANGER, FUTURO URBANO” está aberto e pretende desenvolver uma proposta de melhoria do espaço público, contribuindo com a campanha mundial I’m a City Changer.
O objetivo do concurso é fomentar a cultura de recuperação de espaços públicos que sofrem de problemas de deterioração urbana, viária, comércio ambulante, queda de qualidade do habitat, sub-utilização e usos inadequados, com o finalidade de promover melhorias práticas no desenho urbano e planejamento e que impulsem melhoras na qualidade de vida dos usuários da cidade.
Este concurso de arquitetura está aberto à todos os profissionais relacionados com a Arquitetura (arquitetos, urbanistas, engenheiros, etc) assim como aos estudantes de profissões relacionadas (arquitetura, urbanismo, paisagismo, engenharias, etc).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Fazer uma proposta para transformar o espaço público da estação Tasqueña do CETRAM, na Cidade do México.
- Difundir e promover melhores exemplos de recuperação de espaços públicos, propiciando e incentivando o intercâmbio de experiências.
- Marco público.
- Estabelecer e potencializar o programa de necessidades locais.
- Criar um Projeto que possa se converter em referência urbana
- Desenhar estratégias que fomentem uma melhoria cultural pelo espaço
DESENVOLVIMENTO
As propostas de “I ́M A CITY CHANGER, FUTURO URBANO 2013” serão desenvolvidas no espaço urbano que ocupa a estação do CETRAM Tasqueña localizado na super quadra limitada à oeste pela calçada de Tlalpan, ao Sul pela Av. Tasqueña, à leste pela Av. Canal de Miramontes e ao Norte pela Rua Cerro de Jesús, na Delegación Coyoacán. Deverá se fazer explícito o uso de alternativas de desenho que configurem um espaço urbano socialmente includente, economicamente próspero e ambientalmente sustentável. Através de um programa de desenho viável que se vincule ao seu contexto de forma harmoniosa, estética e integral.
CONDIÇÕES ESPECIAIS
Centro Comercial de Transferência
O objetivo do projeto é um Centro Comercial de Transferência que integrará todos os sistemas de transporte que fazem parte do CETRAM, todas as circulações do Centro Comercial servirão para a transferência de passageiros aos distindos meios de transporte – acesso ao metro, trem-rápido, Central de ônibus, micro-ônibus, o chamados “pesseiros” e táxis. Estas circulações conformarão a oferta de locais comerciais, e será levado em conta o supermercado Soriana como loja âncora da oferta de serviços. Além disto, a proposta terá que contemplar a integração do centro de espetáculos Gran Fórum.
Estacionamento de Mobilidade Ativa
Se integrará um serviço de estacionamento público para promover o menor uso do automóvel particular como uma das estratégias de mobilidade ativa. O objetivo é que os usuários cheguem ao Centro de Transferência e podem deixar o automóvel e pegar um dos meios de transporte público que conformam o CETRAM e ao final de sua jornada voltar ao seu automóvel para terminar de se deslocar ao seu destino.
Proposta de Espaço público
Como parte importante da proposta do CETRAM, existe a necessidade de propor o desenho de uma paisagem urbana. Dentro do conjunto geral, um cuidado especial com as conecões do CETRAM com a Cidade, os acessos de veículos e pedestres, paradas Norte e Sul, praças secas, zonas verdes, áreas externas de embarque e desembarque de passageiros, comércios informais e mobiliário urbano. As zonas verdes do projeto contribuirão à paisagem urbana do conjunto, mas nenhuma destas zonas poderão ser recreativas, apenas poderão ser de uso contemplativo para o bem estar visual no trânsito dos usuários.
Marco Urbano
A proposta de desenho Urbano-Arquitetônica do novo Centro de Transferência Multimodal tem que fazer referência nao apenas à zona da Cidade onde se encontra localizado, terá que propor um conjunto de elementos que convertam o projeto numa referência urbana como Marco, que responda a potência do espaço abrangido pela CETRAM nível metropolitano, a proposta de desenho buscará ser uma referência de escala regional ou até universal.
Remodelação do METRO
A imagem arquitetônica das instalações do Metro será renovada, a proposta de remodelação do Terminal Tasqueña contemplará a melhoria dos acessos que sejam vinculados ao centro comercial de transferência, a renovação dos existentes e melhora de funcionamento. A imagem tomará como proposta ideográfica para a renovação de toda a linha 2 do metro. A proposta de remodelação do metro não pode alterar o traço atual das linhas de chegada, vias de acesso às oficinas de manutenção e localização do Terminal atual.
REQUISITOS DE ENTREGA DA IMAGEm DIGITAL
Serão enviadas DUAS imagens HORIZONTAIS de acordo com as seguintes características:
Formato da imagem digital: Dois arquivos JPG dentro dum arquivo ZIP Dimensões: Formato retangular (90 x 60 cm a 72 dpi). Nome do arquivo: O nome do arquivo ZIP deverá coincidir com o Número de Registro Oficial (por exemplo: se seu número de registro é 012345, suas imagens deverão chamarse 012345_A.jpg e 012345_B.jpg, o arquivo ZIP se chamará 012345.zip). Tamanho do arquivo ZIP: Dois (02) Megabytes no máximo. Assunto do email: Deverá indicar no assunto do e-mail o Número de Registro Oficial, por exemplo: 012345.
Nota: Não será permitido um memorial descritivo separado, nem um aquivo de texto adicional às imagens jpg antes mencionadas. A apresentações deverão ser fáceis de entender, e estarem expressadas e termos que sejam legíveis, claros e fáceis de interpretar. Qualquer outra descrição verbal ou numérica deverá ser exposta apenas em idioma espanhol e deverá estar incorporada à imagem. Não poderão estar inclusos nomes, marcas, logotipos, nem nehum outro elemento que possa identificar seu autor, savo o NÚMERO DE REGISTRO OFICIAL NA ESQUINA SUPERIOR DIREITA DA IMAGEM.
CONFIRMAÇÃO
De acordo com os regulamentos internos da ESCUELA DIGITAL, os quais mantém o anonimato dos concursantes, não existirá o recebimento de confirmações pessoais, por isso é recomendado aos concursantes enviarem suas propostas através de um endereço de emails configurado (como Outlook Express ou Microsoft Outlook) que permitam as “confirmações eletrônicas”. Ainda assim, cada participante deverá configurar o programa de email de modo a receber uma confirmação pelo recebimento de sua imagem digital. Esta imagem deverá ser enviada ao endereço intervencionurbana@escueladigital.com.mx três (03) dias antes do encerramento do recebimento das propostas, já que a ESCUELA DIGITAL irá publicando e atualizando a lista dos projetos recebidos para que se possa revisar a conformidade do recebimento de seu projeto. Sugere-se que se revise esta relação até que encontre publicado o número de registro de seu projeto.
ENTREGA DO PROJETO
Todas as propostas deverão ser enviadas à intervencionurbana@escueladigital.com.mx, no limite de 24 horas do díi 1 de Julio de 2013, hora da Cidade do México.
Nota: Somente poderá ser enviada uma proposta por registro. Ou seja, se um participante deseja enviar mais de uma proposta, deverá realizar outro registro com o pagamento correspondente. Se a proposta enviada não cumpra com o que está especificado aqui nestas diretrizes, não poderá ser avaliado.
PREMIAÇÃO
Todos os participantes receberão o reconhecimento pela participação, à pedido expresso dos participantes. Serão entregues Menções Honrosas aos trabalhos que se destacaram, assim como a publicação das entregas por parte dos meios de apoio.
O primeiro lugar receberá as seguintes premiações:
1° lugar: Reconhecimento por parte da ONU Habitat, Autoridade do Espaço Público e Escuela Digital, publicação do projeto em revistas como Arquitk (Pacote de anuários ATC 2006-2011, inscrição anual na revista Arquitk e monográfico de edições ATK), $5,000.00 USD, assím como um curso de foto-realismo, Render com V- Ray na Escuela Digital online em espanhol.
2° e 3° lugar: Reconhecimento por parte da ONU Hábitat,Autoridade do Espaço Público e Escuela Digital, publicação do projeto em revistas como Arquitk, assim como um curso de foto-realismo, Render com V- Ray na Escuela Digital online em espanhol.
A premiação será na Cidade do México. Os prêmios serão entregues pelo Júri em local ainda a confirmar. Em caso do ganhador do concurso ser participante estrangeiro ( residente fora do México) a cerimônia será realizada à distância, e o ganhador se comprometerá a conectar-se on line através de voz e vídeo na data e hora da premiação; os organizadores do concurso não bancarão despesas de viagem caso o participante deseja assistir pessoalmente a cerimônia de premiação.
JÚRI E AVALIAÇÃO
O Júri estará conformado pelas seguintes personalidades:
Arq. Arturo Sedano Ramírez – Diretor Geral de Obras Públicas, Serviços e Desenvolvimento Urbano da Delegación Coyoacan.
Arq. Eduardo Aguilar Valdez – Coordenador Geral Autoridade do Espaço Público
Urb. Enrique Soto Alva – Coordenador Lic. em Urbanismo UNAM
Dolores Franco Delgado – ONU-Habitat México
Aarón Yáñez- Gerente de Marketing de Clear Channel
Gabriela Inclán – Diretora Comercial de ISA Corporativo
Arq. Jesús González – Diretor da Escuela Digital
O consultor Geral da Escuela Digital observará e participará de cada reunião do júri para assegurar que o desenvolvimento e o acompanhamento dos objetivos do concurso, podendo intervir eventualmente na votação em caso de nao existir consenso ou em caso de empate técnico, a fim de prosseguir com a avaliação até chegar nos três primeiros lugares, de acordo com as Bases do Concurso antes expressadas.
CRITÉRIO DE AVALIAÇÃO
O critério para a avaliação dos anteprojetos residirá na proposta de ideia arquitetônica do projeto, manejo do espaço público, o funcionamento, representação gráfica e integração com o meio, considerando a solução geral aos problemas atuais que apresenta o CETRAM Tasqueña. Pelos quais se valorizarão, entre outros, os seguintes aspectos:
* Propostas de mudanças dos modelos atuais, usos, tipos e dimensões.
* Flexibilidade e versatilidade das soluções.
* Flexibilidade e versatilidade das soluções.
Fonte: Helm , Joanna . "Concurso Internacional “I’M A CITY CHANGER”" 04 Mar 2013. ArchDaily. Accessed 05 Mar 2013. http://www.archdaily.com.br/100828/concurso-internacional-im-a-city-changer/?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=d564841209-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email
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