Estúdio 41 sugere redesenho de rua na região Central de Curitiba, no Paraná

Como parte do projeto Di.ver.cidade, escritório criou soluções urbanísticas que priorizam a posição do pedestre como peça fundamental da capital

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

2/Outubro/2015

SLIDE SHOW      http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=15983

O Estúdio 41 apresentou recentemente uma proposta de novo desenho para a Rua Barão do Cerro Azul, na região Central de Curitiba, no Paraná, como parte do projeto Di.ver.cidade, que reúne escritórios de arquitetura locais sob curadoria da arquiteta Consuelo Cornelsen.

O projeto defende a extensão natural do piso de paralelepípedos, iniciado no Largo da Ordem, até o pavimento da Rua do São Francisco. O trecho ampliado de travessia elevada passaria a ser uma praça protegida, onde os veículos deverão reduzir sua velocidade e serão instalados monolitos em concreto que desempenham dupla função, criando barreiras ao fluxo de veículos, e, em alguns pontos da praça, servem como bancos e áreas de descanso.

Também foi sugerida a relocação da imagem de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais na praça, que hoje está sobre um obelisco cilíndrico distante do olhar dos pedestres. O obelisco compete visualmente com o contexto histórico imediato e com o marco tradicional da avenida: as torres da Catedral de Curitiba, e, ao mesmo tempo, não possui destaque frente à verticalização dos edifícios José Gulin e Barão do Serro Azul.

Nas calçadas entre a Travessa Nestor de Castro e a Rua 13 de Maio, o projeto prevê a colocação de piso em padrão linear executado em pedra portuguesa preta e branca. O desenho tem a intenção de gerar referência visual de continuidade no nível do pedestre e contrastar com o excesso de informação provocado pela poluição visual e descontinuidade morfológica das fachadas dos edifícios.

O projeto Di.ver.cidade, apresentado em junho à Câmara Municipal, reúne propostas de escritórios para mudar a paisagem urbanística em determinados pontos da capital. Ao todo, foram 22 projetos apresentados, que priorizam a posição do pedestre como peça fundamental da cidade. As equipes que desenvolveram o trabalho são multidisciplinares e incluem arquitetos, urbanistas, paisagistas, designers e artistas plásticos.

Foram elaborados projetos de revitalização de áreas como a Avenida Cândido de Abreu, em frente à prefeitura, entre outros trechos; a praça 19 de Dezembro; a rua Barão do Cerro Azul; a Travessa Nestor de Castro; a Alameda Augusto Stellfeld; e a praça Alfredo Andersen.

Além do Estúdio 41, apresentaram projetos os escritórios Kunow; Grifo Arquitetura; GP Arquitetura e UTFPR; N8studio e TZero; SOBE Arquitetura; Roberto Gandolfi; Aleph Zero; Labis Design; Ivens Fontoura; Fernando Bini; Slomp Busarello; Jayme Bernando; Manoel Coelho Arquitetura & Design; Oscar Muller Arquitetura; Hardt Planejamento; Abrão Assad; Casa Cinco; Arqbox; Saboia+Ruiz; Arquea; Jaimer Lerner Arquitetura; Marcos Bertoldi; Patricia Lima; Victoria e Fatima Sperandio; Carlos Eduardo Zimmermann; André Mendes; José Antônio de Lima; Rones Dumke; Gebran; Alcir Cornelsen Sobrinho; Fundação Getúlio Vargas; e Tamara Simone Van Kaick.

Fonte: http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/urbanismo/estudio-41-sugere-redesenho-de-rua-na-regiao-central-de-364757-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan