Museu do Amanhã vence em duas categorias do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2015

Cobertura metálica móvel e estrutura de concreto se destacaram na premiação da Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural. Veja os outros projetos vencedores

Renato Faria

8/Outubro/2015

 

A obra do Museu do Amanhã, em fase final de construção no Rio de Janeiro, venceu em duas categorias do Prêmio Talento Engenharia Estrutural 2015, organizado pela Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural (Abece). Os projetos da cobertura metálica, de Flávio D'Alambert, e da estrutura de concreto, de Fabricio Gustavo Tardivo, levaram a premiação nas categorias Obras Especiais e Destaque do Júri, respectivamente.

Mais duas obras construídas no Rio de Janeiro - ambas ligadas ao chamado "legado olímpico" - foram destaque nesta edição da premiação: as alças de acesso ao viaduto do Gasômetro, menção honrosa na categoria Infraestrutura, e a Arena de Handebol, menção honrosa em sustentabilidade (após os jogos, ela será desmontada e aproveitada na construção de escolas públicas).

Veja a seguir os projetos homenageados na edição 2015: 

CATEGORIA INFRAESTRUTURA - VENCEDOR

Divulgação: Abece

Ponte Anita Garibaldi
Autor: Catão Francisco Ribeiro (Enescil)
Cidade: Laguna (SC)
O trecho de maior destaque da ponte de 2830 m é o seu segmento estaiado, com um vão de aproximadamente 200 m e dois de 100 m. Segundo o projetista, o sistema construtivo de aduelas pré-moldadas coladas e a curvatura do traçado (raio de 2.000 m) elevou muito o grau de dificuldade do projeto e o rigor na execução da obra.

CATEGORIA INFRAESTRUTURA - MENÇÃO HONROSA

Reprodução: Youtube

Alças de acesso ao viaduto do Gasômetro
Autor: Robson Nelson da Silva (Casagrande Engenharia & Consultoria)
Cidade: Rio de Janeiro
A obra faz parte da reengenharia viária na região portuária, e liga o viaduto do Gasômetro ao Binário do Porto, junto à rodoviária do Rio de Janeiro. Foi concebida com vigas metálicas retas e curvas e lajes de concreto executadas com fôrmas perdidas, devido à existência de uma via de alto tráfego no local, que impossibilitava a instalação de escoramentos e limitava o gabarito de trabalho.

CATEGORIA EDIFICAÇÕES - VENCEDOR

Divulgação: Abece

Residencial Alfredo Volpi
Autor:
Guilherme Augusto D´Araújo Cavalcanti (Tecncon - Tecnologia do Concreto e Engenharia)
Cidade:
João Pessoa
Com altura total de 151,75 m, o edifício residencial possui um índice de esbeltez de 7,71. Segundo o projetista, a estrutura foi concebida como lajes maciças e vigas nos pavimentos-tipo e lajes nervuradas e vigas nos pavimentos de lazer e garagem. Utilizou concreto com fck 50 MPa até o pavimento 16, fck 45 MPa até o pavimento 40 e fck 40MPa no restante da estrutura.

CATEGORIA EDIFICAÇÕES - MENÇÃO HONROSA

Divulgação: Abece

Riomar Trade Center
Autor:
João José Asfura Nassar (Nassar Engenharia Estrutural)
Cidade:
Recife
Integrado ao RioMar Shopping , o conjunto empresarial é composto por três torres em concreto armado e protendido, com lajes nervuradas. Os pavimentos foram projetados com uma quantidade mínima de pilares internos, utilizando protensões em vigas para que tivessem alturas mínimas de modo a não interferir no layout das salas.

CATEGORIA PEQUENO PORTE - VENCEDOR

Divulgação: Abece

Casa Barco
Autor:
Dirk Mader (Aluizio A.M. D´Avila Engenharia de Projetos)
Cidade:
Ilha Bela (SP)
A casa de praia da família do arquiteto Bruno Duran, autor do projeto arquitetônico, foi construído em um terreno em declive, com um platô apoiado sobre um muro de arrimo feito de pedras. A complexidade da geometria e da volumetria da construção, com vigas esbeltas e plantas irregulares, também exigiram estudos minuciosos de protensão e controle de deformações.

CATEGORIA PEQUENO PORTE - MENÇÃO HONROSA

Divulgação: Abece

Restaurante Nau
Autor:
Sandro Valério de Souza Cabral (Projectaço Projetos e Soluções Estruturais)
Cidade:
Natal
Segundo o projetista, a estrutura do restaurante pode ser considerada híbrida, com trechos em concreto armado, trechos em aço e trechos mistos, com laje steel deck, vigas de aço e vigas Vierendeel em concreto e aço. Também conta com uma malha escultórica em alumínio, que envolve três blocos com acesso a clientes e está apoiada em seis pontos.

O projeto também foi o vencedor da categoria Votação on-line, realizada entre os visitantes do site da premiação.

CATEGORIA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA - VENCEDOR

Divulgação: Abece

Shopping Center Iguatemi Fortaleza - Etapa 6
Autor:
Marcelo Correia Alcantara Silveira (MD Engenheiros Associados)
Cidade: Fortaleza
A estrutura da Etapa 6 do Shopping Center Iguatemi Fortaleza está dividida em dois blocos - o edifício garagem e o edifício de lojas. Neste último, destaque para a criação de grandes vigas metálicas no pavimento de cobertura, onde se penduraram, por tirantes metálicos, todos os pavimentos do edifício de lojas. A solução permitiu a utilização do subsolo para a utilização para as docas com os vão apropriados para a manobra dos caminhões, sem perda de pé direito.

CATEGORIA CONSTRUÇÃO INDUSTRIALIZADA - MENÇÃO HONROSA

Divulgação: Abece

Praça Uberaba Shopping
Autor:
Eduardo Penteado (Eduardo Penteado Engenharia)
Cidade:
Uberaba (MG)
Segundo o projetista, o principal desafio do projeto foi a fachada frontal, composta por curvas de diferentes raios e balanços. Nos balanços, foram utilizadas ligações em chapa entre as vigas e os consoles. Nos pilares com mais de 20 m de altura as emendas foram feitas com barras tipo Dywidag.

CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS - VENCEDOR

Divulgação: Abece

Museu do Amanhã (cobertura)
Autor:
Flavio Correia D''Alambert (Projeto Alpha Engenharia de Estruturas)
Cidade:
Rio de Janeiro
Com desenho arrojado, o projeto incorpora células fotovoltaicas acopladas a hastes articuladas, fixadas à cobertura e à lateral. Também chamadas de asas, elas se movimentam ao longo do dia para permitir melhor eficiência na absorção luz solar. A estrutura de 3.800 toneladas é constituída de perfis tipo caixa soldados, conformando treliças inclinadas e criando uma geometria similar à de um casco de navio invertido, com balanços na ordem de 75 m.

CATEGORIA OBRAS ESPECIAIS - MENÇÃO HONROSA

Divulgação: Abece

Aquário do Pantanal
Autor:
Sergio Doniak (FHECOR do Brasil Engenharia)
Cidade:
Campo Grande
Localizada no Parque das Nações Indígenas, a edificação de 18.635 m² é composta por grandes aquários de água doce. No interior do pavilhão central está um auditório formado por uma arquibancada suportada por quatro vigas protendidas em balanço, com comprimento de 12 m. Também abriga a estrutura da biblioteca, composta por uma laje de planta circular com 14 m de diâmetro e altura variável, apoiada em um único pilar central. Entre os tanques, se destaca o Rio Paraguai, com capacidade total de 1.480 m³ e túnel de acrílico para visitação.

CATEGORIA SUSTENTABILIDADE - MENÇÃO HONROSA

Divulgação: Abece

Arena de Handebol
Autor:
Isaque Fagundes
Cidade:
Rio de Janeiro
Com capacidade de 12 mil lugares, a Arena de Handebol que será usada na Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro, terá elementos estruturais metálicos e pré-moldados com ligações parafusadas, que possibilitam agilidade de montagem e facilitam o transporte. Após as competições, o conjunto será desmontado e aproveitado na construção de escolas públicas na cidade.

DESTAQUE DO JÚRI

Divulgação: Abece

Divulgação: Abece

Museu do Amanhã (estrutura de concreto)
Autor: Fabricio Gustavo Tardivo (Engeti Consultoria e Engenharia)
Cidade: Rio de Janeiro
A edificação principal emprega estrutura de concreto armado e protendido para dar forma aos seus elementos curvos e inclinados, além de funcionar como suporte para a cobertura. Com 42 m de largura máxima e 200 m de comprimento, abriga espelho d''água, subsolo, primeiro pavimento, mezanino, segundo pavimento e galeria técnica. O segundo pavimento apresenta lajes nervuradas com 27 m de vão e balanços de 15 m. A galeria técnica é formada por uma viga caixão, com vãos de até 35 m.

Fonte: http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/obras/museu-do-amanha-e-destaque-no-premio-talento-engenharia-estrutural-364976-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan