Arquitetura Escolar
Doris K. Kowaltowski
Em tempos de crise na educação e de padrões insatisfatórios de desempenho escolar no Brasil, a arquiteta e pesquisadora Doris K. Kowaltowski traz à tona o dissenso sobre a real interferência de diferentes áreas de conhecimento na educação e apresenta nesta obra uma relação fundamental entre aprendizado e arquitetura, defendendo que a qualidade do desempenho escolar é influenciada pelo edifício e suas instalações.
Para a autora elementos como funcionalidade, usabilidade, identidade com a pedagogia e infraestrutura configuram a distinção e o reconhecimento do ambiente escolar em suas múltiplas funções.
A partir de um histórico dos fundamentos da educação e de exemplos mundiais representativos, a pesquisadora apresenta tendências e mostra que a cumplicidade da arquitetura com a vida escolar proporciona um melhor rendimento intelectual. A ideia central é mostrar que a aplicação de metodologias específicas ajuda o arquiteto a entender seu papel singular na formulação e no detalhamento dos ambientes educacionais.
Primeira publicação sobre o assunto no Brasil, “Arquitetura Escolar” nos indica caminhos seguros para projetos inovadores.
AUTORA
Doris K. Kowaltowski formou-se com louvor em Arquitetura em 1969 pela Universidade de Melbourne (Austrália) e obteve o Mestrado e Doutorado em Arquitetura pela Universidade da Califórnia em Berkeley (EUA). Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Pela FEC-Unicamp, foi Coordenadora do Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo e Diretora Associada. É também membro da Coordenação da Área de Arquitetura e Urbanismo da Fapesp e líder de grupo de pesquisa (Metodologia de Projeto em Arquitetura) do CNPq e do grupo de trabalho Qualidade do Projeto da Antac.
PÚBLICO A QUE SE DESTINA
Graduação e pós de arquitetura, profissionais de arquitetura.
MAIS INFORMAÇÕES
Preço: R$75,00
· ISBN: 978-85-7975-011-3
· Formato: 21 x 28
· Páginas: 272
0 comentários:
Postar um comentário