Solenidade na sede do IAB-RJ comemora os 90 anos do Instituto
Também marca a abertura da 136ª reunião do Conselho Superior,
a criação do CAU-BR e homenageia o governador Sérgio Cabral
como Personalidade do Ano
A noite de quarta-feira foi de celebração na sede do IAB-RJ: a abertura da 136ª reunião do Conselho Superior do IAB; a aprovação da lei que criou o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR); a comemoração dos 90 anos do IAB; e muitas homenagens. Com a presença do secretário municipal de Habitação, Jorge Bittar, o governador Sérgio Cabral foi eleito a Personalidade do ano 2010 pelo IAB-RJ, por conta de sua política de retomada de territórios anteriormente dominados pelo tráfico de drogas na cidade do Rio de Janeiro.A noite começou com um momento de emoção, com o pedido de um minuto de silêncio pelas vítimas das chuvas em Minas Gerais, São Paulo e, especialmente, na região serrada do Rio de Janeiro. Uma nota pública foi distribuída entre os convidados, em que o IAB manifesta-se solidário com a população das áreas atingidas e faz uma análise dos problemas estruturais crônicos que causaram a tragédia, colocando-se à disposição da sociedade “para ajudar a construir uma agenda positiva que envolva prevenção, planejamento e uso consciente de nossos recursos públicos e ambientais.”
A solenidade – cuja mesa foi composta, além do secretário de Habitação e do governador Sérgio Cabral, pelo presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães e do presidente nacional do IAB, Gilson Paranhos – contou com a presença de presidentes e representantes de diversar entidades representativas do país, como a Associação Brasileira de Imprensa, o Clube de Engenharia, os presidentes das entidades co-irmãs AsBEA, Ronaldo Rezende; ABAP, Saide Kahtouni; FNA, Angelo Arruda; ABEA, José Antonio Lanchotti, e foi aberta com um pequeno retrospecto da história do instituto. Foram exibidas imagens de todos os presidentes do IAB e de todos os presidentes do IAB-RJ, bem como dos projetos premiados pela instituição e concursos realizados em cada gestão.
Em seguida, o arquiteto Walmir Amaral fez umahomenagem aos100 anos do arquiteto Henrique Ephim Mindlin, ex-presidente do IAB-RJ e um dos mais importantes representantes da arquitetura modernano país. Durante a leitura foram projetadas imagens de alguns dos seusprojetos mais importantes.Entre eles, o edifício Avenida Central, os prédios do Jornal do Brasil, O Globo, O Dia e Lance, do Hotel Sheraton-RJ, entre muitos outros. A filha do arquiteto, Kátia Mindlin, subiu ao palco para receber a homenagem do presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães.“Meu pai projetou a arquitetura brasileira no exterior, deixou um legado importante. E é muito bom ver que esta chama continua acesa”, disse ela.
Em seu discurso, o presidente do IAB-RJ, Sérgio Magalhães, citou a luta, a esperança e a realização do IAB nestes 90 anos, festejou o processo de cessão definitiva da sede à entidade por parte do governo estadual, e celebrou a inauguração da exposição e edição do catálogo dos 40 projetos do Concurso Morar Carioca. “Foram cerca de 800 profissionais de todo o país em 87 equipes, que contribuem com uma reflexão abrangente sobre um de nossos problemas mais cruciais, a habitação popular urbana”, disse o presidente do IAB-RJ, que também citou o concurso Porto Olímpico e o convênio para o concurso público internacional para instalações do Parque Olímpico da Barra da Tijuca. A referência aos concursos se deu pela importância destas três tarefas, as quais o IAB-RJ vem se dedicando ao longo dos últimos meses. “Destaquei esses três pontos para ressaltar a dimensão que o Conselho Deliberativo do IAB-RJ confere à política de reconquista de territórios cariocas para a constitucionalidade brasileira, base da cidadania e da liberdade. É dessa base que podemos trabalhar pelo direito à cidade e à arquitetura. Essa é a razão inelutável de festejarmos a nova política e de nos comprometermos, cada vez mais, na garantia do futuro”, disse Sérgio Magalhães, que também citou a participação do IAB, nestes 90 anos, na luta pela justiça social, pelo desenvolvimento e pela liberdade.
Ao final do discurso, Magalhães sintetizou o sentimento da entidade e dos profissionais que a compõem, citando a solidariedade do IAB e dos arquitetos aos que sofrem e defendem o esforço para construir um novo modelo de planejamento e urbanização. “Com planos e obras emergenciais, mas também com planos e obras duradouros. Vitoriosa a política de constitucionalização da cidade, precisamos de uma política duradoura que considere a realidade de nossa cidade metropolitana.”. E, dirigindo-se diretamente ao governador, o presidente do IAB-RJ finalizou: “Governador Sérgio Cabral: saiba que o Rio de Janeiro pode sempre contar com os arquitetos para desenhar e construir cidades melhores, mais justas, bonitas, acessíveis, sustentáveis. Que respeitem a cultura e o ambiente, mas que, sobretudo, sejam o lugar da liberdade”, encerrou, muito aplaudido, Sérgio Magalhães.
Em seguida foi a vez de o presidente nacional do IAB, Gilson Paranhos, comemorar. “E temos muito o que festejar”, iniciou Paranhos. “Os 90 anos de luta de uma entidade com vitalidade ininterrupta. Os 52 anos de luta pela emancipação de nossa profissão; e os 27 dias, 3 horas e alguns minutos da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil”, disse o presidente do IAB, ovacionado pelos arquitetos presentes.
Por sua contribuição na criação do CAU, Jenner de Morais e Pedro Krohenbuhl subiram ao palco para receber uma placa comemorativa, entregue pelo presidente do IAB. Da mesma forma, foram agraciados com a homenagem os deputados que tiveram participação decisiva na criação do Conselho. Gilson Paranhos agradeceu o empenho de parlamentares nesta conquista, citou a realização dos concursos públicos como uma poderosa ferramenta de democratização e decretou: o futuro chegou. “IAB e arquitetos: temos que nos manter unidos, atentos, participativos e pró-ativos na construção deste maravilhoso país”, finalizou o presidente do instituto.
Ao receber a placa comemorativa do título de Personalidade do Ano, o governador Sérgio Cabral cumprimentou autoridades e convidados presentes. “É uma grande alegria receber uma homenagem como esta. Da mesma forma, é um grande prazer estar participando do processo de renascimento do Rio de Janeiro, da retomada do papel de vanguarda do estado, e que o IAB também ajudou a escrever”, disse o governador, que brincou: “Eu sempre digo que São Paulo é o hardware e o Rio, o software. E nada mais software do que a profissão de arquiteto”. O governador ressaltou o momento pelo qual o Rio de Janeiro atravessa – e as perspectivas positivas de futuro, com a agenda de eventos incluindo Olimpíadas e Copa do Mundo. “Essa combinação é única e será pelos próximos 50 anos”, afirmou Cabral que, muito simpático, agradeceu à esposa, a primeira-dama Adriana Anselmo, presente na platéia e homenageada com um buquê de flores.
A solenidade foi encerrada pelo presidente Gilson Paranhos, que declarou aberta a 136ª reunião do Conselho e convidou a todos para o coquetel – ao som da banda Samba Jazz. Uma justa celebração de uma noite com muito a comemorar.
Fonte: Site IAB-RJ
IAB Tocantins também esteve presente
O IAB Tocantins também esteve presente na solenidade de comemoração dos 90 anos do IAB na sede do IAB-RJ no último dia 26 de Janeiro de 2011. Estiveram no evento o presidente Arq. Gilmar Scaravonatti, seu vice-presidente Arq. Cesar Augustus De Santis Amaral e o Conselheiro Superior Arq. Walfredo Antunes de Oliveira Filho.
Do estado do Tocantins compareceram, ainda, os colegas Arq. Robson Freitas Correa e Arq. Rafael Mano que conferiram de perto a solenidade e participaram do coquetel de confraternização juntamente com um grande número de arquitetos e urbanistas e demais convidados de todo o país.
Diretoria IAB Tocantins
Gestão 2010-2011
0 comentários:
Postar um comentário