XIII Concurso Internacional Arquine
Localizada na fronteira com os Estados Unidos, a dualidade cultural da Cidade Juarez constitui um autêntico caso de estudo de uma cidade bicéfala, com a sua cidade vizinha oposta, El Paso.
Trata-se de um contexto com uma forte segregação socioeconômica, de uma povoação majoritariamente jovem, onde o forte dinamismo econômico, ligado a uma grande indústria maquiladora, está protegido pela violência e insegurança. A sua situação geográfica estratégica atribui-lhe tantas vantagens como barreiras, sendo uma extensa mancha de baixa densidade, derivada de um processo de expansão acelerado de uma ausência de elementos de centralidade urbana
O XIII Concurso Arquine convida a que se desenvolvam ideias para uma intervenção arquitetônica numa zona emblemática da cidade: um Media Park, orientado à juventude, que contribua a romper com o cenário de violência e frustração, alterando o polígono semi-abandonado da Zona PRONAF (Programa Nacional Fronteiriço), criado em 1961. Os projetos deverão gerar um âmbito para a convivência livre e segura, que possa ser um espaço de cultura e aprendizagem. Poderão servir como espaços de referência para esta convocatória, nos seus respectivos contextos, os parques-biblioteca da cidade de Medellin (México) ou o Media Lab do M.I.T.
Maiores informações:
http://www.vitruvius.com.br/jornal/contests/read/138
Fonte: Site Vitruvius
0 comentários:
Postar um comentário