Fórum Jovens Arquitetos Latino-Americanos

Apresentação



Tendo em vista que a maioria das publicações que se encontra é sobre arquitetos já renomados e que atuam em realidades sócio-econômicas bastante distintas da nossa, nem sempre é possível ver em suas práticas algo passível de aplicação à nossa atividade cotidiana.
Ao mesmo tempo, a procura de uma identidade para a arquitetura latino-americana vem sendo questionada, visto que, no atual mundo globalizado, torna-se difícil estabelecer elementos regionais que possam unir, em um estilo latino-americano, a arquitetura de seus diversos países. Não há dúvidas, no entanto de que questões políticas, sociais e econômicas acabam por aproximar a produção arquitetônica desses países.
Nos últimos anos, desenvolve-se na América Latina uma produção arquitetônica de valor, através de sua nova geração de arquitetos. Geração essa que vêm provando que, em meio à escassez de recursos e de tecnologias muito avançadas, é possível fazer uma boa arquitetura.
Assim, pareceu adequado explorar como esses arquitetos, inseridos em contextos similares, vêm respondendo de forma inovadora às questões contemporâneas, propondo novas maneiras de se pensar e fazer arquitetura, gerando novas formas de se viver as cidades, de se relacionar com os espaços e de se utilizar novos materiais e técnicas construtivas de forma mais racional, econômica e criativa. Mais do que quais são as novas respostas que esses arquitetos estão dando, interessa-nos saber quais são as perguntas que eles identificam como importantes e buscam responder através da arquitetura.

Palestrantes Confirmados


AL BORDE (Equador)

http://www.albordearq.com/


AL BORDE é um grupo formado por David Barragan e Pascual Gangotena com a intenção de pesquisar estratégias arquitetônicas construtivas, otimizando os recursos materiais. Seus trabalhos desenvolvem-se em uma perspectiva sustentável, buscando alcançar um equilíbrio entre uma vertente econômica, social e ambiental. Pesquisas que levaram a colaboração interdisciplinar junto a músicos, artistas, atores, designers, publicitários, etc.
David Barragan - Arquiteto formado pela Universidad Católica Del Ecuador, 2005. Professor da Faculdade de Desenho e Artes da Universidad Católica Del Ecuador, desde 2007 e da Facultad de Arquitectura da Universidad Internacional Del Ecuador, desde março de 2009
Pascual Gangotena - Arquiteto formado pela Universidad Católica Del Ecuador em 2006. Professor da Faculdade de Desenho e Artes da Universidad Católica Del Ecuador, desde 2008 e da Facultad de Arquitectura da Universidad Internacional Del Ecuador, desde março de 2009.
Prêmio pelo projeto CASA ENTRE MUROS, 20+10+X ARCHITECTURE AWARD, TERCER CICLO 2009 - WORLD ARCHITECTURE COMMUNITY.

ADAMO-FAIDEN (Argentina)
http://www.adamo-faiden.com.ar/


Sebastian Adamo e Marcelo Faiden são arquitetos formados pela Faculdade de Arquitetura Desenho e Urbanismo da Universidade de Buenos Aires e doutorandos na Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona. Desde o ano de 2005 trabalham associados desempenhando simultaneamente o papel professores de projeto da Universidade de Buenos Aires. Expuseram sua obra no museu Guggenheim de Nova Iorque e na Bienal de Arquitetura de Veneza. Seus trabalhos foram publicados em um livro monográfico editado pela Pontífica Universidade Católica do Chile e premiados com a medalha de ouro da XII Bienal Internacional de Arquitetura de Buenos Aires.

MAAM (Uruguai)
http://www.maam.com.uy/


Somos um estúdio de arquitetura com base em Montividéu estabelecendo nossa prática desde a atuação acadêmica e profissional. Duas frentes diversas e complementares que geram, retro-alimentam e moldam nossa produção. Questionamos, questionamos o corpa da disciplina, questionamos a nós mesmos como produtores. Arriscamos, às vezes mais do que a conta, cegos pela emoção do projeto. Meditamos as decisões, até chegar a um resultado impecável. Queremos fazer o que fazemos. Detestamos o que fazemos. Somos voluptuosos. Somos austeros. Somos otimistas.
Equipe formada por Matías Carballal, Andrés Gobba, Maurício López e Alvaro Mendes. Vencedores do concurso para a construção da sede do CREA – PB 2010, do concurso Conaprole 2008, e do concurso do Edifício Delamar.

PLAN:B (Colômbia)
http://www.planbarquitectura.com/


Plan b é um escritório de arquitetura que define o trabalho através de uma prática em que o estatuto de igualdade é dada ao diálogo, desenho, viagens, layout, construção, etc e que são tratadas de forma contínua, profissional ou acadêmica situações, publicação de livros, aulas na faculdade ou construção de imóveis. Plan b confia no trabalho colaborativo, para fazer dela uma declaração sobre a arquitetura e compreende a prática e o projeto arquitetônico como situações em aberto, acordos provisórios, fenômenos não impostos embutidos em redes eco-sociais, seja local ou mundial.
Desde 2000 a 2005, este grupo de trabalho foi liderado pelos arquitetos Felipe Mesa e Alejandro Bernal, de 2006 até 2010 foi liderado por Felipe Mesa, e é atualmente liderada por Felipe Mesa, em parceria com Federico Mesa.
O  trabalho do Plan b é gerado principalmente através da participação em concursos de arquitectura, e a colaboração com outros profissionais nos projetos é constante e diversificada. Ao longo dos anos de trabalho foi compartilhado com pessoas como Miguel Mesa (Mesa Publishers), Juan David Diez (Taller Standard), Federico Mesa, Camilo Restrepo, Giancarlo Mazzanti, Felipe Uribe, Ana Elvira Velez, Izaskun Chinchilla e Hernando Barragan Maria José Sanin.


STUDIO PARALELO
http://www.studioparalelo.com/


Studio Paralelo é um escritório de arquitetura com sede em Porto Alegre. Desde sua fundação em 2002, o Studio aposta na idéia de grupo e no que isto significa - complemento, variedade, idéias, precisão, pesquisa, personalização. Trabalham em parceria com arquitetos e outros profissionais buscando responder as demandas contemporâneas de viver e trabalhar sem discriminar escala ou programa, pois acreditam que uma boa arquitetura e comunicação visual podem tornar as nossas cidades mais interessantes
Primeiro prêmio no concurso para Sede da Inspetoria do CREA-PB em Campina Grande em 2010. Primeiro Prêmio no Concurso Nacional para a Sede da Conaprole. Montivideu, Uruguai – 2008, dentre outros.


YURI VITAL
http://www.yurivital.com.br/


Nascido em 3 de Outubro de 1980, em São Paulo, Brasil. Formado em Arquitetura pela FAU-Mackenzie SP, em Dezembro de 2004. Recebeu o Prêmio com o projeto Box House na Premiação IAB-SP 2008. Recém formado, recebeu o Prêmio Telésforo Cristófani em janeiro de 2005, com o projeto Memorial Heróis da Resistência. Colaborou com o escritório Esparq de 2001 a 2003, Hector Vigliecca & Associados 2003 a 2004, Carlos Bratke 2005 a 2006, Aflalo e Gasperini 2006 a 2009.

ARQUITETOS ASSOCIADOS
http://www.arquitetosassociados.arq.br/


Arquitetos Associados é um escritório de arquitetura e urbanismo sediado em Belo Horizonte, Minas Gerais. Desenvolvido em paralelo à prática docente, o trabalho do escritório lida com uma extensa variedade de escalas e programas, da moradia individual a edifícios públicos e espaços urbanos. A participação intensa em concursos públicos de arquitetura permite à equipe a pesquisa arquitetônica em situações complexas quanto ao programa, ao sítio e às técnicas construtivas, associada à reconsideração da construção vernacular em edificações de pequena escala.
Receberam vários prêmios, dentre eles foram vencedores do 9º Prêmio Jovens Arquitetos de 2009, do IAB, na categoria Melhor Obra Concluída pelo projeto Centro Educativo Burle Marx em Inhotim, e finalistas do Prêmio Melhor da Arquitetura 2009, da revistas Arquitetura e Construção, na categoria Intervenção Urbana, pelo projeto Praça da Pampulha.

ÁLVARO PUNTONI
http://gruposp.arq.br/

Formado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade de São Paulo (FAUUSP), 1987. Mestrado (1999) e doutorado (2005) pela FAUUSP. Professor de Projeto desde 1990. Atualmente leciona na Universidade Anhembi Morumbi (desde 1997), FAUUSP (desde 2002) e na Escola da Cidade (desde 2002) da qual é sócio fundador e Coordenador do Conselho Pedagógico. Professor convidado no Curso de Pós Graduação da FAU-Mackenzie e do Taller Sudamerica da FADU-UBA. Formou o escritório Arquitetura Paulista com Ângelo Bucci e Álvaro Razuk de 1987 até 1992. Com Ângelo Bucci trabalhou ainda de 1992 até 1996 e depois de 2002 ate 2004 no SPBR Arquitetos. Desde 2004 participa do gruposp.

OLIVEIRA JÚNIOR
http://www.7s34w.com/


Oliveira Júnior é arquiteto e urbanista pela Universidade Federal da Paraíba e mestre em Engenharia Urbana pela mesma instituição. Professor do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário de João Pessoa – Unipê nas disciplinas de projeto arquitetônico e desenho urbano. Líder do escritório 7S34W Studio onde desenvolve projetos de arquitetura e de desenho urbano. Premiado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento da Paraíba em 1997, 2002 e 2009. Em 2003 venceu o concurso para o Museu do Lixo organizado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa. Ano passado obteve o prêmio ABCEM 2010 outorgado pela Associação Brasileira da Construção Metálica. Tem diversos trabalhos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais. Em 2010 foi selecionado com outros dois escritórios brasileiros para uma exposição de jovens arquitetos em Dejeon, Coréia do Sul.

Inscrições



REGULAMENTO

A inscrição já está disponível e deverá ser efetuada via depósito bancário individual. Preencha a ficha de inscrição no site e faça o depósito na conta especificada abaixo e envie o comprovante de depósito.
Banco Santander
Agência: 3508
Conta Corrente: 013002542-9
Observação: 1 - O valor de depósito deverá obedecer aos valores descritos na tabela de preços.
2 - O desconto cedido aos filiados ao IAB deverão ser comprovados por envio de comprovante de quitação da anuidade do IAB.  Caso contrário, o participante deverá pagar o valor integral da inscrição.

VALORES DE INSCRIÇÕES
Categorias
Até 29.04
Até 31.05
No local do evento
Estudante
R$ 190,00
R$ 220,00
R$ 250,00
Estudante Filiado ao IAB
R$ 148,00
R$ 178,00
R$ 208,00
Profissional
R$ 380,00
R$ 440,00
R$ 500,00
Profissional Filiado ao IAB
R$ 296,00
R$ 356,00
R$ 416,00

Maiores informações: http://bmail.uol.com.br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan