Souto Moura distinguido com Pritzker 2011

O arquiteto Eduardo Souto Moura venceu a edição de 2011 do Prémio Pritzker pelo seu "rigor e precisão", bem como "sensibilidade" em integrar as obras no seu contexto. A distinção de Souto Moura, um dos expoentes máximos da chamada "Escola do Porto", foi saudada pelos arquitetos portugueses. A cerimônia de entrega do prêmio decorrerá em Washington em junho.




 Souto Moura distinguido com Pritzker 2011
O Estádio Municipal do Braga e a reconversão do Convento de Santa Maria do Bouro numa pousada foram duas obras de Souto Moura elogiadas pelos jurados. Francisco Neves ,Lusa.
"A arquitetura de Eduardo Souto Moura não é óbvia, frívola ou pitoresca. Está imbuída de inteligência e seriedade (...) requer um encontro intenso, em vez de um olhar rápido. E, como a poesia, tem a capacidade de comunicar emoções àqueles que despendem tempo para escutar", escrevem os jurados do Prémio Pritzker
Em 2004, Souto Moura ganhou o prémio Secil de arquitetura para a construção do Estádio Municipal de Braga. Os jurados referiram-se a esta obra como "musculada, monumental e integrada numa paisagem poderosa".
Os elementos do júri também elogiaram a "reinterpretação" feita por Souto Moura em Amares, apontando "espaços consistentes com a sua história e de conceção moderna" na recuperação e adaptação para pousada do Mosteiro de Santa Maria do Bouro.
Arquitetos portugueses saúdam distinção
O presidente da Ordem dos Arquitetos considera que a distinção de Souto Moura revela o "reconhecimento que a arquitetura portuguesa tem" a nível internacional, sustentando que "muito poucos países se podem orgulhar de terem dois arquitetos vivos com o Prémio Pritzker". 
Eduardo Souto Moura é o segundo português a vencer o prémio Pritzker, depois de Álvaro Siza Vieira ter sido laureado em 1992.
Souto Moura é "um dos melhores arquitetos portugueses entre os quatro ou cinco que protagonizam a nossa arquitetura", sustentou João Belo Rodeia.

Por seu lado, o presidente do Conselho Diretivo Regional Norte da Ordem dos Arquitetos salienta que a atribuição do prémio Pritzker a Souto Moura é "uma oportunidade de divulgar a arquitetura portuguesa no mundo".
"É uma honra para a arquitetura portuguesa e para a arquitetura do Porto que um arquiteto português volte a integrar esta lista que nos últimos 30 anos tem reunido os mais notáveis
arquitetos do mundo", comenta José Fernando Gonçalves.

Do mesmo modo, o arquiteto Alexandre Alves Costa interpreta a entrega do maior galardão mundial como "uma honra para os portugueses, para Portugal e para a Escola do Porto".
"É um arquiteto excecional e merece muitíssimo o prémio", em virtude da "obra notável" desenvolvida por Souto Moura, sublinha o professor catedrático da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, em declarações à Lusa.

Também o arquiteto João Carrilho da Graça considerou que a atribuição do Pritzker 2011 representa "uma consagração internacional muito merecida", com "uma obra que fez mudar a atenção dos arquitetos para novas propostas de trabalho".
Carrilho da Grança considera "fantástico e uma situação muito excepcional" a atribuição do Pritzker pela segunda vez o galardão a um arquiteto português.

Souto Moura e Siza Vieira "são contemporâneos, têm uma história de relação de trabalho, mas com autonomia. Álvaro Siza já ganhou todos os prémios internacionais que há para ganhar e é talvez o português que maior consagração atingiu até hoje", apontou.
O arquiteto de 58 anos, natural do Porto, iniciou a carreira ao colaborar com Siza Vieira, entre 1974 e 1979, um ano antes de terminar a licenciatura na Escola Superior de Belas Artes.
"Nobel da Arquitetura"
O maior galardão mundial na área da arquitetura é promovido pela Fundação Hyatt, que no ano passado distinguiu a dupla japonesa Kazuyo Sejuma e Ryue Nishizawa.
O Pritzker, criado em 1979, visa distinguir todos os anos um arquiteto vivo. Além de Souto Moura e Siza Vieira, foram distinguidos Oscar Niemeyer (1988) Frank Gehry (1989), Tadao Ando (1995), Renzo Piano (1998), Norman Foster (1999), Rem Koolhaas (2000), Zaha Hadid (2004) e Peter Zumthor (2009).
A 2 de junho, em Washington, Souto Moura vai receber o prémio no valor monetário de 71 mil euros e uma medalha de bronze com base nos desenhos de Louis Sullivan, arquiteto de Chicago apontado como o "pai" dos arranha céus.

Fonte:  http://tv1.rtp.pt/noticias/index.php?t=Souto-Moura-distinguido-com-Pritzker-2011.rtp&article=428317&layout=10&visual=3&tm=4

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan