Igreja de São Francisco - Salvador - Bahia - Brasil


Durante todo o período do Brasil Colônia, as correntes estilísticas eram importadas da Europa e aqui adaptadas às condições materiais e sociais. O que não nos faltava eram madeiras da melhor qualidade e metais preciosos, como ouro e prata.
A mão de obra treinada pelos padres e frades foi se tornando especial e cada vez mais talentosa. Por isso temos um sem número de extraordinários conjuntos arquitetônicos espalhados por nosso país.
A pedra fundamental do conjunto formado pela Igreja e Convento da Ordem Terceira de São Francisco, em Salvador, foi lançada em 1708. A igreja foi terminada em 1723 e o convento em 1752. Todo o complexo, a decoração interior da igreja e tudo o mais, só ficaria pronto em 1782.
A planta da igreja é incomum: tem três naves, ao contrário das demais construções religiosas franciscanas que têm uma nave só. A fachada é voltada para um grande largo onde levantaram um cruzeiro; as duas torres laterais são relativamente simples e o volume central é mais decorado, especialmente no frontão, o que torna sua arquitetura um belo exemplo da arte colonial brasileira.
A Igreja de São Francisco é famosa sobretudo por sua exuberante decoração interna. Quase todas as superfícies do interior - paredes, teto, colunas, capelas - são recobertas em ouro e jacarandá, com intrincados entalhes e douraduras. Nos florões, frisos, arcos e volutas, vemos inúmeras figuras de anjos e pássaros. O teto possui pinturas de Frei Jerônimo da Graça, feitas entre 1733 e 1737.
Na sacristia, na entrada e no altar estão os célebres azulejos retratando cenas alusivas à vida de São Francisco de Assis, seu nascimento e renúncia aos bens materiais; foram pintados por Bartolomeu Antunes de Jesus, um dos grandes mestres da azulejaria portuguesa.
É das mais ricas do Brasil e há quem a considere o mais belo exemplo do Barroco português em todo o mundo, o que é bastante expressivo se nos lembrarmos que os portugueses deixaram também sua marca na Ásia e na África.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Portal:Arquitetura_e_Urbanismo

Veja imagens no link abaixo:

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan