Arquitetura Moderna no Recife : 1949-1972

O Recife possui um valioso patrimônio da chamada Arquitetura Moderna que, apesar de desconhecido do grande público, vem sendo prestigiado internacionalmente desde os anos 1940, com a exposição Brazil Builds, organizada pelo Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMa), em 1942, que exibiu três projetos pernambucanos. O tema, objeto de estudos da arquiteta e urbanista Guilah Naslavisky, foi transformado no livro “Arquitetura moderna no Recife 1949 – 1972”, que será lançado no dia 28 de fevereiro, às 18h30, no Museu da Cidade do Recife.
A publicação estuda e identifica as edificações que constituem exemplares notáveis do patrimônio arquitetônico do Recife, como os edifícios Pirapama (Boa Vista), Acaiaca (Boa Viagem) e o edifício-sede do Bandepe (hoje Santander, Bairro do Recife), destacando o trabalho dos arquitetos Acácio Gil Borsoi, Delfim Amorim e Mario Russo e dos alunos da então Universidade do Recife, hoje UFPE. O livro, que contém cerca de 200 fotografias, tem como objetivo sensibilizar a população em relação ao que de melhor possui o Recife, o valor desses imóveis, o uso e a preservação do patrimônio artístico.
“Arquitetura moderna no Recife 1949-1972” tem como público-alvo os profissionais do setor, estudantes universitários, pesquisadores, como também espera contribuir para a formação de artistas e artesãos, imprescindíveis às atividades de restauro. O prefácio e a apresentação são dos arquitetos Carlos Lemos e Sônia Marques.
O projeto foi beneficiado pela Lei de Incentivo à Cultura da Prefeitura da Cidade do Recife, com apoio da Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e parceria da Vital Engenharia Ambiental. Produção Cultural de Edileusa da Rocha, com Assistência de Produção de Margarida Dantas. Projeto Gráfico e Capa, Gisela Abad. Fotografia de Eduardo Aguiar, Fred Jordão, Nani Azevedo e Eudes Santana (Capa).


VITÓRIA RÉGIA ANDRADE - Instituto de Arquitetos do Brasil / Depto. PE -Presidente

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan