CAU/RS promoverá debate técnico em Santa Maria/RS

Após reuniões na cidade, o Conselho convida arquitetos e urbanistas e as entidades da categoria no Estado para discutir o controle de edificações nos municípios gaúchos


O presidente do CAU/RS, Roberto Py, acompanhado do conselheiro Ednezer Rodrigues Flores e do diretor geral Eduardo Bimbi, esteve em Santa Maria para verificar as condições em que ocorreu o incêndio na boate Kiss, cenário da tragédia que vitimou mais de 230 jovens.

A viagem incluiu reunião com o Ministério Público, contato com arquitetos e urbanistas da cidade e tentativa de encontro com a Prefeitura Municipal.

Para o presidente do CAU/RS, diversos fatores ocasionaram o incêndio. “Como é comum na ocorrência de grandes tragédias, um somatório de fatores contribuem para que a situação aconteça. O essencial é conhecê-los, qualificar a importância relativa a cada um deles, identificar como poderiam ser evitados e reconhecer os responsáveis para que acontecimentos desta ordem não se repitam”, avalia Roberto Py.

Com o intuito de cumprir seu papel de disciplinador do exercício da arquitetura e do urbanismo, o Conselho gaúcho promoverá, no dia 7 de fevereiro, em Santa Maria, o Fórum Temático que terá como tema o “Controle Municipal de Edificações”.

O objetivo do encontro é debater questões técnicas para garantir a segurança das construções, entre elas, a importância do responsável técnico em projetos e obras abertas ou fechadas para que sejam garantidos aspectos como qualidade, conforto, higiene e economia.

Outro aspecto a ser destacado é a exigência de pelo menos um profissional da arquitetura e do urbanismo nas Prefeituras, com capacidade técnica para avaliar a segurança das edificações e assegurar uma melhor gestão do município e de seus recursos.

A ação reunirá em Santa Maria as quatro entidades de arquitetos e urbanistas no Estado: Instituto dos Arquitetos do Brasil, IAB-RS; Sindicato dos Arquitetos do Estado do Rio Grande do Sul, SAERGS; Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura, AsBEA-RS; e Associação de Arquitetos de Interiores, AAI Brasil-RS.

Também serão convidados a comparecer os conselheiros do CAU/RS, o Ministério Público Federal e Estadual, a Prefeitura de Santa Maria, o Corpo de Bombeiros do município e todos os arquitetos e urbanistas da região.

O Fórum será realizado na próxima quinta-feira, 7 de fevereiro, no Salão Itaimbezinho do Itaimbé Palace Hotel (Rua Venâncio Aires, 2741, no Centro de Santa Maria), das 15h às 18h. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (51) 3094.9800 ou pelo e-mail comunicação@caurs.org.br.

SERVIÇO:
O quê: Fórum Temático “Controle Municipal de Edificações”
Quando: 7 de fevereiro, das 15h às 18h
Onde: Salão Itaimbezinho do Itaimbé Palace Hotel, Salão Itaimbezinho (Rua Venâncio Aires, 2741, no Centro de Santa Maria)

Fonte: Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul – CAU/RS
http://www.caurs.org.br/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan