“Andarilhos Urbanos” será tema do próximo encontro Diálogo Cultural

capaeventoandarilho-840x320
Cidadania Cultural, Convivência e Paz
5 de outubro de 2015
O próximo encontro Diálogo Cultural abordará a questão dos andarilhos urbanos dia 15 de outubro, às 19h. Promovido pelo Pontão de Convivência e Cultura de Paz do Instituto Pólis, o evento discutirá a possibilidade de uma cultura andarilha desenvolver-se no mundo urbano e contribuir para a convivência, a cultura de paz e o reencantamento das cidades. Para participar, é necessário fazer inscrição até o dia anterior ao evento.
Andarilhar é fenômeno ancestral. Os caminhantes sempre fizeram conexões entre o passado e o presente, entre culturas, entre pessoas diferentes. Assim foram os aedos gregos, os trovadores da idade média, os religiosos, os viajantes, os mestres da cultura popular e os trabalhadores no seu dia a dia. Assim também são os artistas que ocupam o espaço público e se apresentam em todos os lugares, levando e trazendo boas novas.
Andarilhos percebem que nem tudo está na saída e na chegada, mas que a vida das cidades acontece nos deslocamentos.
O andarilho, em suas caminhadas, desafoga o trânsito, apropria-se de espaços públicos e ressignifica outros; criando mobilidade cultural, valorizando a simplicidade da vida, contemplando as paisagens, os afazeres e os viveres da cidade e, caminhando para dentro, valoriza a vida interior.
Hoje muitas cidades questionam a exclusividade da cultura do automóvel e valorizam a bicicleta, ícone de um outro momento da vida urbana. Por que não valorizar o andarilho e o seu papel cultural na vida das cidades?
Hamilton Faria
Participe e confirme presença no evento!
Quando: 15 de outubro, às 19h.
Onde: Instituto Pólis – Rua Araújo, 124 – Centro.
Para participar, inscreva-se pelo e-mail luciana@polis.org.br até 14/10.
Fonte imagem: Lucio Tamino - taminogruber.com

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan