Ibape-SP lança novas cartilhas com orientações técnicas sobre inspeção predial

Guias sobre "Equipamentos e Espaços de Lazer" e "Mecanização" reúnem informações que incentivam a gestão consciente e eficiente dos sistemas que compõem uma edificação

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
Divulgação
O Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia de São Paulo (Ibape-SP) lançou recentemente duas cartilhas que tratam de diferentes aspectos da Inspeção Predial: "Equipamentos e Espaços de Lazer" e "Mecanização". Os guias integram uma coletânea que tem por objetivo disseminar informações técnicas e incentivar a gestão consciente e eficiente dos sistemas que compõem uma edificação, apresentando as necessidades específicas de conservação, operação e manutenção de cada sistema.
Entre os assuntos já abordados na série de cartilhas, desenvolvidas pela Câmara Técnica de Inspeção Predial da entidade com coordenação da arquiteta e urbanista Vanessa Pacola, estão: "Saúde dos Edifícios", "Prevenção e Combate a Incêndio" e "Acessibilidade".
A cartilha de "Equipamentos e Espaços de lazer" apresenta informações que promovem o melhor conhecimento das áreas destinadas à recreação e práticas esportivas, além do entendimento das condições de uso, manutenção e segurança dessas áreas e equipamentos, minimizando os riscos de acidentes.
Já o guia sobre "Mecanização" apresenta as ferramentas da inspeção de sistemas mecanizados de uma edificação, possibilitando atendimento à vida útil do sistema e de seu desempenho, bem como o uso seguro, proporcionando confiabilidade e disponibilidade das instalações mecanizadas da edificação e evitando acidentes, imprevistos e situação de pânico, bem como paralisações não programadas.
De acordo com o Instituto, está sendo desenvolvida a 6ª cartilha, que apresentará dados sobre as especificidades de determinados edifícios, com tópicos pontuais para atender a prédios que possuem, por exemplo, torres de telefonia. O projeto vai exigir uma comissão mais ampla de estudo, reunindo profissionais de engenharia civil, mecânica e elétrica.

Clique aqui para fazer o download gratuito das cartilhas: www.ibape-sp.org.br

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan