Bairro aquático Steigereiland: solução holandesa para as mudanças climáticas

holanda-amsterda-steigereiland-1

É sabido que, devido ao aquecimento global, as geleiras estão derretendo e aumentando o nível do mar, o que gera ameaça às cidades costeiras do planeta. E, segundo estimativas dos especialistas da Comissão Delta – do governo de Haia, da Holanda –, o nível do mar subirá até 1,30 m nos próximos cem, e até quatro metros em duzentos anos.

Mediante tal situação, eis que surge mais uma oportunidade para o ser humano se reinventar e se adaptar ao meio em que vive: em 2011, na capital da Holanda, foi inaugurado um bairro aquático chamado Steigereiland (Ilha de Ancoradouros), composto por 43 residências. As bases das casas são feitas de concreto preenchidas com isopor, tornando-as insubmergíveis. Além disso, possuem anéis presos a estacas que asseguram a sua permanência no mesmo lugar. As casas vivem numlooping de ‘sobe e descepara se adequarem ao nível do mar.

holanda-amsterda-steigereiland-2

A Holanda, que está com um terço do seu território abaixo ou exatamente no nível do mar, também enfrenta problemas com os rios: eles passaram a transportar um volume maior de águas e os diques não são mais suficientes.

Num futuro não muito distante, pode ser que o que acontece no país reflita também em outras nações. Contando com essa possibilidade, estaremos todos preparados para essa adaptação?

Quais serão os prós e os contras?

Fontes do post: Museu do Amanhã e DW
Fontes das imagens: Museu do Amanhã e Publy

Fonte: http://blogaecweb.com.br/blog/bairro-aquatico-steigereiland-solucao-holandesa-para-as-mudancas-climaticas/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan