Luz na arquitetura é tema de exposição

Artista plástico retrata fachadas modernistas

03/09/2015 | POR LÍGIA NOGUEIRA; FOTOS DIVULGAÇÃO

Exposição Hildebrando de Castro (Foto: Divulgação)

A luz que incide nas fachadas modernistas mundo afora é tema de uma série de pinturas do artista plástico Hildebrando de Castro. O trabalho do pernambucano radicado na capital paulista poderá ser visto a partir desta quinta (3/9) na galeria Oscar Cruz, em São Paulo, e ficará em exposição até o dia 24 de outubro.

Exposição Hildebrando de Castro (Foto: Divulgação)

A fotografia foi o ponto de partida para as pinturas em tinta acrílica sobre tela que compõem a mostra Arquitetura da Luz. “As fotos funcionam como croquis. Elas são o estudo para se chegar até as obras”, conta Castro, que costuma, durante suas viagens pelo mundo, registrar com a câmera do celular as cenas que se tornarão arte.

Exposição Hildebrando de Castro (Foto: Divulgação)

Nas telas de Hildebrando de Castro estão retratadas fachadas de importantes edifíciosmodernistas de diversas cidades do mundo, como o Unité D'Habitation, projetado pelo arquiteto suíço Le Corbusier, em Berlim, ou uma visão interna do pavilhão da Bienal, deOscar Niemeyer, em São Paulo.

Exposição Hildebrando de Castro (Foto: Divulgação)

“A pintura das janelas tem uma conversa com a geometria abstrata, o construtivismo e suas vertentes”, explica o artista plástico à Casa Vogue. “Algumas parecem composição geométrica, mas tudo vem da arquitetura.”

Exposição Hildebrando de Castro (Foto: Divulgação)

Muito além da representação figurativa das lâminas de brise-soleil e do jogo de luz e sombra provocado pelo sol ao incidir sobre elementos estruturais arquitetônicos, chamam atenção nas obras do artista as ricas variações cromáticas causadas pela iluminação.

Exposição Hildebrando de Castro (Foto: Divulgação)

Nos próximos meses, o foco do trabalho de Hildebrando de Castro vai ser o Oriente. “Estou bastante interessado na arquitetura moderna que está surgindo em Dubai, na China e no Japão”, diz o artista, que está de malas prontas para uma viagem à Ásia.


 
Arquitetura da Luz, de Hildebrando de Castro
Data: até 24 de outubro
Local: Galeria Oscar Cruz
Endereço: Rua Clodomiro Amazonas, 526/528, Itaim Bibi, tel.: (11) 3167-0833. Ter. a sex., 11h/19h; sáb., 11h/17h

Fonte: http://casavogue.globo.com/MostrasExpos/Arte/noticia/2015/09/luz-na-arquitetura-e-tema-de-exposicao.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan