O que é necessário observar em uma Visita Técnica no Terreno

Professor Ton

Esse post é direcionado para alunos que vão começar um projeto arquitetônico novo e lhes são solicitado que visitem o terreno. Um bom levantamento garante que o projeto que será executado obtenha um grau elevado de qualidade.

Então o que é necessário analisar no terreno para  ajudar a desenvolver um bom projeto? Para responder essa pergunta separei algumas dicas fundamentais para facilitar sua vida acadêmica.

Vamos começar  pelos materiais necessários para auxiliar o processo. Acompanhe a lista:

Trena para aferir medidas

Caderno de anotações e lapiseira

Máquina fotográfica ou celular para registrar tudo

Máquina fotográfica

Celular e tablet

Lápis e Caderno

Antes de sair de casa anote o endereço e estude  o percurso, confira o acesso de transporte até lá. Se tiver o contato com o proprietário é muito interessante para aprofundar a análise. (Geralmente só conseguimos observar o terreno por fora).

Ao chegar no terreno se você tiver acesso ao lote, entre e caminhe pelos espaços e analise criticamente tudo. Observe entorno de dentro do lote ou fora dele, responda essas perguntas:

1-Quais são as características dos edifícios vizinhos? Estilo Arquitetônico, detalhes construtivos...

2- Quais são os usos dessas edificações? Comercial, Residencial ou Institucional?

3- As edificações são verticalizadas ou não?

4- Existem empenas?

5-  Existem janelas do prédio vizinho que "dão" para dentro do meu lote?

Agora confira as características do lote.

Existem desníveis? Meu terreno é plano, declive ou aclive?

Existe algum tipo de construção ? Se existe qual seu estado de conservação?

Existe instalações de Água e esgoto? Existe entrada de Energia Elétrica?

Existem árvores no terreno? Quantas, qual espécie ?

Aproveite o bloco de anotações e tome nota do que esta vendo, então utilize a máquina fotográfica ou o celular e registre com fotos e pequenos vídeos, tudo que for relevante.

Na área frontal do lote observe se existem obstáculos como: ponto de  ônibus, postes, placas de sinalização, hidrantes...

Aqui estão aprensentadas informações básicas, cada terreno possui caracteríticas singulares e a análise dependerá do projeto que será feito. Tenha em mente que para fazer um bom projeto é necessário aproveitar e tirar partido dessas características encontradas no local e relacionar seu projeto com o entorno.

Após coletar as informações é necessário apresentar seu terreno,  acompanhe essas dicas de Como fazer a localização de terrenos para Projetos Arquitetônicos.

Fonte: http://www.tonsdaarquitetura.com.br/#!O-que-é-necessário-observar-em-uma-Visita-Técnica-no-Terreno/c1ysn/55ffc25d0cf2375d99d74acc

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan