Rural Urban Framework vence o 2015 Curry Stone Design Prize



O estúdio Rural Urban Framework (RUF) foi eleito vencedor do 2015 Curry Stone Design Prize na primeira Bienal de Arquitetura de Chicago. Abordando o êxodo rural sem precedentes na China, o RUF ajudou (até agora) 18 vilas em processo de esvaziamento no país a se prepararem para a inevitável transformação, construindo escolas, centros comunitários, hospitais, residências e infraestrutura através de um processo colaborativo que gera o empoderamento das populações locais.
"O trabalho do RUF está abordando uma das questões geopolíticas atuais mais urgentes: como lidar com os desequilíbrios criados por migrações em massa", disse Emiliano Gandolfi, diretor do prêmio. "O trabalho do grupo exemplifica como a arquitetura deveria estabelecer um diálogo com a comunidade e o ambiente para construir estruturas que respondam a suas necessidades cambiantes."

Novas casas em construção em Jintai após o terremoto de 2008. Imagem © Rural Urban Framework (RUF)
Novas casas em construção em Jintai após o terremoto de 2008. Imagem © Rural Urban Framework (RUF)

O coletivo de pesquisa e projeto, cujo edifício para o Hospital Angdong foi eleito finalista do prêmio Building of the Year do ArchDaily, foi fundado em 2006 pelos professores Joshua Bolchover e John Lin da Universidade de Hong Kong. Os fundadores e os outro quatro arquitetos que compõem o estúdio veem a China como "um laboratório ideal" para explorar o futuro da arquitetura.
"Na China e no mundo, vivemos em uma era urbana, mas acreditamos que se curso futuro está entrelaçado com o destino do ambiente rural", comentou o estúdio.

Protótipo habitacional em Shijia. Imagem © Rural Urban Framework (RUF)
Protótipo habitacional em Shijia. Imagem © Rural Urban Framework (RUF)
Playground da escola de Qinmo. Imagem © Rural Urban Framework (RUF)
Playground da escola de Qinmo. Imagem © Rural Urban Framework (RUF)

Curry Stone Design Prize é "um dos prêmios de projetos de impacto social mais reconhecidos e celebra os profissionais engajados nas questões sociais e a influência e alcance do projeto como uma força capaz de melhorar vidas e fortalecer comunidades." Seu objetivo é "inspirar a próxima geração de designers a direcionar sua engenhosidade e habilidades para o bem social ao compartilhar e apoiar o trabalho de profissionais envolvidos com lideranças sociais."

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan