
A interação dos alunos, professores, profissionais e o envolvimento da comunidade do entorno da escola contribuiu para que o vídeo imprimisse uma linguagem sensível e humana. A principal protagonista é Ana Elisa Pereira Flaquer de Siqueira, diretora que tem papel imprescindível no processo de revitalização da escola. Ela foi a primeira a perceber a necessidade e os ganhos efetivos aos alunos e abriu as portas da escola para que a ação se efetivasse. E conta tudo isso, numa entrevista emocionante, ao longo do documentário.
Siqueira relata que a escola mantém um formato pedagógico avançado, aberto e que se baseia na busca pela autonomia dos alunos e na efetiva criação de laços cooperativos, democráticos e de construção conjunta do conhecimento.
Intitulado como “Intervenção Acústica em Escola Municipal na cidade de São Paulo - Ação Solidária Amorim Lima” o documentário foi formatado em duas versões, a completa com 9 minutos e 37 segundos e a reduzida, com 2 minutos e 45 segundos. Um dos pontos altos do filme é o depoimento dos alunos que denota um processo de conscientização quase que instintivo sobre as mudanças acústicas ocorridas nas instalações e os ganhos obtidos nas relações interpessoais, bem destacados na narrativa. O enredo traz também o relato dos educadores sobre a redução do esforço com relação ao nível de voz necessário para serem ouvidos durante as aulas e da consequente diminuição do stress no trabalho com um ambiente mais harmonioso obtido após as intervenções.
Fonte e informativo completo: http://www.proacustica.org.br/noticias/proacustica-releases-sobre-as-acoes-da-associacao/documentario-aborda-acao-solidaria-de-intervencao-acustica-em-escola-municipal-de-sao-paulo.html
0 comentários:
Postar um comentário