Por trás do espetáculo

Conheça as áreas de apoio de palco, estruturação cênica e dimensionamentos que tornam complexa a projeção arquitetônica de teatros

projeto-de-teatro
Quebra de planos paralelos e inclinação generosa da plateia são imprescindíveis (strelka/shutterstock.com)
arquitetura de teatros é uma realização complexa que deve dispor de uma série de apoios de palco, prever estruturação cênica e calcular especificamente algumas distâncias e dimensionamentos.
projeto de teatro considera três preceitos: garantir que o público enxergue sem esforço, ouça com exatidão e se sinta confortável. “Para que isso aconteça, a geometria que relaciona palco e plateia está condicionada a parâmetros bastante precisos”, informa Alberto Barbour, arquiteto e sócio-diretor da URDI Arquitetura.
“São imprescindíveis a quebra de planos paralelos, a boa inclinação da plateia e o estudo de visibilidade, aliados à combinação de materiais absorventes com materiais reflexivos, devidamente calculados”, completa Mariluce Duque, arquiteta e sócia-proprietária do Lazúli Arquitetura.
Outra complexidade é conciliar todas essas exigências de projeto aos condicionantes da engenharia, da normalização brasileira e da acústica e iluminação eficientes. “Um exemplo desta dificuldade é que, para que o público tenha uma boa visibilidade do palco e acústica adequada, é preciso uma generosa inclinação de plateia, o que dificulta – quando não inviabiliza – o atendimento à NBR 9050, que discorre sobre acessibilidade”, menciona Duque.
Dados os desafios e considerando as limitações de prazo que são impostas aos projetos de teatro, é comum que arquitetos e escritórios busquem subsídio de profissionais especializados no ramo. “Um teatro com um bom desempenho certamente é resultado do trabalho coordenado entre o arquiteto e os consultores da área de acústica e iluminação”, afirma Barbour.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan