Relatório pré-Habitat III define modelo atual de urbanização como insustentável

By 

(Foto: Dominic Chavez/World Bank)
A ONU publicou um completo relatório como parte da preparação para a Nova Agenda Urbana, a ser construída em outubro na Conferência das Nações Unidas sobre Assentamentos Humanos (Habitat III) em Quito, no Equador, em que deixa claro: “o modelo atual de urbanização é insustentável em muitos aspectos. Muitas cidades pelo mundo estão grosseiramente despreparadas para os desafios associados à urbanização”. As áreas urbanas passaram por intensas modificações desde a última Habitat, que ocorreu 1996, em Istambul, Turquia. O estudo, a versão inaugural do Relatório Global das Cidades 2016, mostra que, até 2030, dois terços da população global devem viver em cidades, que serão responsáveis por produzir até 80% do Produto Interno Bruto (PIB) global.

O relatório defende que a urbanização é a melhor forma existente de o mundo alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável. “A urbanização é um vínculo visível, e muitas vezes invisível, que articula no espaço urbano quase todos os tipos de resposta que tem a ver com os Objetivos da Agenda de Desenvolvimento Sustentável. Se a urbanização é bem feita, bem planejada, é muito possível que vários outros objetivos de desenvolvimento sustentável possam ser realizados, e o contrário pode também acontecer. As cidades são, sem dúvida, uma fonte muito importante de redução de crises que tem a ver com as questões internacionais em geral”, explicou Eduardo Moreno, diretor de Pesquisa e Formação da ONU em entrevista à rádio da entidade.  

Fonte e artigo completo: http://thecityfixbrasil.com/2016/05/24/novo-relatorio-da-onu-define-modelo-atual-de-urbanizacao-como-insustentavel/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan