Mais três obras de Oscar Niemeyer são consideradas patrimônio cultural brasileiro

Uniram-se aos outros 21 projetos já tombados do arquiteto o MAC de Niterói (RJ), as edificações do Parque do Ibirapuera (SP) e a Passarela do Samba (RJ)

Luísa Cortés, do Portal PINIweb


O Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural decidiu, unanimemente, na última sexta-feira (6) a inclusão das edificações do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e da Passarela do Samba, no Rio de Janeiro, no conjunto da Obra de Oscar Niemeyer. A ação faz com que as obras sejam tombadas pelo Instituto Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).
Agora, são 24 os monumentos do arquiteto protegidos como patrimônio cultural brasileiro. O processo de tombamento do conjunto da obra do profissional começou em 2007, quando o próprio Niemeyer encaminhou 28 projetos seus que gostaria que fossem protegidos. O ano foi aquele do centenário do arquiteto.

O Parque do Ibirapuera foi aberto em 1954, em comemoração aos 400 anos da cidade de São Paulo. O complexo cultural, de lazer e recreação de 1,5 milhão de m² possui os monumentos: a Grande Marquise, o Palácio das Nações (Pavilhão Manoel da Nóbrega, atualmente ocupado pelo Museu Afro Brasil), o Palácio dos Estados (Pavilhão Francisco Matarazzo Sobrinho, atualmente desocupado), o Palácio das Indústrias (Pavilhão Armando de Arruda Pereira, atualmente ocupado pela Fundação Bienal), o Palácio de Exposições ou das Artes (Pavilhão Lucas Nogueira Garcez, também conhecido como Oca, atualmente ocupado para grandes exposições), e o Palácio da Agricultura (atualmente ocupado pelo Museu de Arte Contemporânea da USP). O projeto paisagístico é de Burle Marx.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan