Arquitetos discutem soluções para áreas degradadas, como Cracolândia

Arquitetos discutem soluções para áreas degradadas, como Cracolândia
Encontro em São Paulo discute como a arquitetura pode ajudar as cidades brasileiras a combater o crime e garantir cidadania a seus moradores.

Os maiores arquitetos do mundo estão reunidos em São Paulo. O desafio deles é encontrar soluções para tornar nossas cidades um lugar melhor para se viver. Nesse encontro, eles querem mostrar que a arquitetura pode ser uma aliada para ajudar as comunidades mais pobres. Em espaços planejados, iluminados e urbanizados, os problemas de saúde e até a violência diminuem.

O Bom Dia Brasil conversou com alguns dos arquitetos mais premiados do mundo para saber o que eles planejam para o futuro e foi até uma comunidade na periferia de São Paulo para ver o que mudou depois que essas ideias foram colocadas em prática.

Demorou, mas mudou. Depois de 20 anos, vários quarteirões de casas irregulares na Zona Sul de São Paulo abriram espaço para um parque com quadras de esporte e áreas de recreação. “A gente pode aproveitar com a família e no final de semana tirar um lazer melhor”, comentou um morador.

Na comunidade pobre, conhecida como Cantinho do Céu, as ruas ganharam cara nova e o esgoto que ia parar na represa agora é canalizado. “A água agora está bem mais limpa, está dando para pescar”, disse um senhor.

O projeto, já exibido em bienais de arquitetura mundo afora, é uma prova de que com investimento e vontade a realidade muda. Pena que, diante do tamanho do problema, iniciativas assim ainda sejam um pequeno ponto na enorme cicatriz urbana brasileira. A imensidão de moradias precárias não deixa dúvida de que há muito o que melhorar.

Com a ocupação pela polícia, as favelas do Rio de Janeiro viraram vitrines de uma espécie de laboratório de transformação da paisagem. A expectativa de melhorias na iluminação, na rede de saneamento e no sistema de transportes da Rocinha é compartilhada por arquitetos que participam de um encontro internacional em São Paulo.

“Para você melhorar o aspecto da favela, em primeiro lugar é preciso que ela seja dotada daquilo que o resto da cidade tem. Isto é, serviços e infraestrutura. As famílias que moram lá poderão ter renda mais baixa do que outros bairros ou mais altas do que outros, mas elas vão ser finalmente tratadas como cidadãos iguais”, afirmou o arquiteto e urbanista Jorge Wilheim.

A maior estrela do evento é o suíço Jacques Herzog, dono de um dos mais renomados escritórios de arquitetura do mundo. Ele doou o projeto de um ginásio de esportes que será construído na Favela de Mãe Luiza, em Natal. Herzog assina o desenho do Complexo Cultural da Luz, que terá três teatros e será construído nos quarteirões da Cracolândia, em São Paulo.

“Esse projeto tem a ver com a ambição do Brasil de ser um país de sucesso. É um espaço que vai dar acesso à cultura a pessoas menos privilegiadas. E cultura, para mim, é igual à comida”, disse o arquiteto Jacques Herzog.

Foi o escritório de Herzog que projetou algumas das mais admiradas obras contemporâneas, como o estádio da final da Copa da Alemanha e o famoso Ninho de Pássaro, da Olimpíada de Pequim.

“A arquitetura precisa ser como a arte: deve estar a serviço de alguém, mas também deve seduzir diferentes gerações. Precisamos criar coisas que durem muito tempo”, completa Jacques Herzog.

Em 2001, Jacques Herzog e o sócio ganharam o Pritzker, o maior prêmio da arquitetura mundial. Perguntado se, depois do sucesso, o conceito dele sobre o trabalho mudou, o arquiteto responde: “Sim, a arquitetura não é tão poderosa a ponto de mudar sozinha a realidade social. Mas ela reflete nossa sociedade e é muito verdadeira. As pessoas gostam ou não. Se não gostarem, os arquitetos vão ser rejeitados pela história e isso também é bom”.

Arquitetos que participam do encontro também dizem que os moradores devem ser ouvidos antes do início de qualquer projeto de urbanização. Não adianta ter uma grande ideia se ela não resolve os problemas de quem vive naquela comunidade.

Fonte: http://www.jornalfloripa.com.br/brasil/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=16049

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan