Obra da arquiteta Marlene Acayaba apresenta 43 casas paulistas projetadas entre 1947 e 1975. Veja imagens de casas destacadas no livro
Nilbberth Silva, da redação da revista AU
A arquiteta Marlene Acayaba acaba de lançar a reedição do livro Residências em São Paulo 1947-1975. Publicada pela primeira vez em 1985, a obra apresenta 43 residências na capital paulista projetadas por arquitetos de vanguarda. Foi reeditada pela Romano Guerra Editora.
O livro é resultado do mestrado da autora na FAUUSP. Depois da publicação, ganhou páginas de jornais, passou a ser indicado em cursos de arquitetura e esgotou-se. "Sebos especializados comercializam o volume usado por até 700 reais", conta Marlene, que passou a ser cobrada em seu blog para reeditar o trabalho. O livro está esgotado há cerca de 20 anos, segundo a Romano Guerra.
A solução foi fazer uma edição fac-símile (idêntica à original), com adição de textos da arquiteta e sua assistente Cecília contando detalhes sobre a pesquisa.
Como muitos alunos de arquitetura paulistanos, Marlene passou finais de semana durante a graduação fazendo visitas técnicas a casas modernistas. Mas só em 1975 decidiu estudar o assunto, quando foi morar em uma casa desenhada por seu marido, o arquiteto Marcos Acayaba. "Pronta a obra, transformar o projeto em casa foi o grande desafio", diz na introdução da primeira edição. "Para isso, na prática, executei o jardim e, na teoria, uma pesquisa sobre casas projetadas por arquitetos".
A pesquisa exigiu enorme esforço. Primeiro, a autora selecionou as casas de vanguarda em um universo de 400, divulgadas em revista de arquitetura. Depois disso, fez um levantamento métrico, junto com sua assistente, das obras selecionadas para conferir se batiam com o projeto. Além disso, coletaram fichas técnicas e informações sobre os usos, medidas dos cômodos e composição familiar. O desenhista Rogério Pfuntzenreuter fez 150 pranchas gráficas a partir de desenhos de Cecília. Fotos de Jorge Hirata completam o trabalho.
Os conteúdos estão presentes na obra que traz casas feitas por arquitetos famosos como Paulo Mendes da Rocha, Lina Bo Bardi e Vilanova Artigas, mas também nomes conhecidos, como David Libeskind, Carlos Milan, Joaquim Guedes, Jon Maitrejean e Eduardo Longo. É claro, também traz a casa de Marlene, projetada pelo marido, Marcos Acayaba.
Fonte e imagens: http://www.piniweb.com.br/construcao/arquitetura/residencias-em-sao-paulo-e-relancada-240948-1.asp
0 comentários:
Postar um comentário