Livro da arquiteta iraquiana Zaha Hadid será lançado amanhã

A arquiteta iraquiana Zaha Hadid é tema do 13ª livro da Coleção Folha Grandes Arquitetos, que chega às bancas amanhã.

Quando Zaha Hadid, 61, despontou, no início dos anos 1980, de imediato se pressentiu a sua carreira de sucesso na arquitetura.

Os ingredientes do sucesso estão todos lá: mulher, iraquiana de nascimento e inglesa por adoção, formada primeiro em matemática, em Beirute, e depois em arquitetura, em Londres, na prestigiosa Architectural Association, da qual logo se tornou professora.

200900.jff                                                                 Zaha Hadid é tema da Coleção Folha Grandes Arquitetos

Em 1979, Zaha abriu o seu próprio escritório na capital inglesa. Primeira mulher a receber, em 2004, o Pritzker Prize -o equivalente ao Nobel na arquitetura-, mostrou-se desde o início fascinada pelas vanguardas artísticas do século 20.

Em seu trabalho, Zaha desafia ideias convencionais da arquitetura, do espaço e da prática de construção.

Entre as obras de destaque estão o Museu da Ciência Phaeno, em Wolfsburg (Alemanha), o MAXXI Museu Nacional do Século 21, em Roma (Itália), e o terminal multimodal Hoenheim Nord, em Estrasburgo (França).

132600.jff

Fachada do Museu Nacional de Artes do Século 21, projetado por Zaha Hadid, em Roma, na Itália

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/paineldoleitor/agendafolha/1012305-livro-da-arquiteta-iraquiana-zaha-hadid-sera-lancado-amanha.shtml

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan