Goldberger atrai arquitetos renomados e exalta São Paulo

Goldberger

Paul Goldberger, na Universidade Mackenzie, em São Paulo
Foto: Julian Marques/Terra

Não faltaram grandes nomes da arquitetura brasileira na palestra de Paul Goldberger, na Universidade Mackenzie, em São Paulo, que marcou a abertura do Arq.Futuro, evento feito por arquitetos para arquitetos.
Nesta noite de segunda-feira, 21 de novembro, estavam presentes no auditório Rui Barbosa Isay Weinfeld, Ruy Ohtake, Jorge Wilhein, entre outros interessados no tema "A Relevância da Arquitetura", que também é o nome do livro do crítico de arquitetura lançado no Brasil pela BEI Editora.
Antes do início da palestra, o arquiteto Fernando Sunao disse que esse era o seu primeiro contato com o trabalho de Goldberger: "Isso gera uma renovação. Sei que ele é um importante crítico e é bom poder saber mais sobre ele".
Já o recém-formado Daniel Pizo disse que a palestra foi uma forma de educar o público brasileiro. "É preciso aproveitar a evidência do Brasil no mundo para trazer novos conhecimentos, pois a área de cultura ainda está defasada", fala.


São Paulo, Brasília e a arquitetura mundial
Na apresentação, Goldberger abordou aspectos positivos e negativos da cidade de São Paulo e aproveitou para enaltecer a função da arquitetura no mundo atual, que, segundo ele, não afeta apenas a qualidade de vida ou o conforto das pessoas, mas também ajuda a curar e a educar com as suas instalações.
Ainda assim, o crítico disse que, apesar da importância das construções, ainda temos um problema na organização das cidades e citou o exemplo de Brasília, que, segundo ele, foi pensada mais para servir como um belo cenário do que para ser funcional. "Mas lá os objetos estão expostos de uma maneira irreal", afirmou.


Função da arquitetura
Para o crítico, a função primordial da arquitetura é "fazer uma nação encontrar a sua identidade", e, por isso, citou exemplos de símbolos modernos da arquitetura da cidade de Nova York, assim como de outros locais importantes do cenário mundial.
Depois de elogiar arquitetos renomados como o americano Frank Lloyd Wright, o francês Le Corbusier, o canadense Frank Gehry, o inglês Norman Foster e o alemão Mies van der Rohe, Goldberger ressaltou que a arquitetura não tem uma solução ideal para todos os problemas de uma cidade, mas tem o papel de ajudar as pessoas a refletirem sobre possíveis melhorias como construções de qualidade, condições das ruas, controle de altura de edifícios e escolha de materiais.
"Sou cético quanto a fazer um controle da escolha de materiais, pois dou preferência à criatividade ilimitada. Ainda assim, é preciso ter qualidade em tudo o que se faz", relatou.


Andar a pé é uma boa ideia
Ao responder uma das perguntas feitas pelo público, o crítico comentou a importância de se tomar medidas mais "amigáveis" para motivar os cidadãos a andarem a pé, uma vez que São Paulo é uma cidade onde predominam os motoristas.
Isay Weinfeld disse que a visão de Goldberger é muito parecida com a sua e que esse tipo de iniciativa abre espaço para debates na área, além de gerar cada vez mais discussão sobre o assunto. "A imprensa tem espaço para diversos assuntos, mas o espaço para a arquitetura ainda é limitado", disse o arquiteto.
Outro nome conhecido da arquitetura brasileira, Ruy Ohtake, concorda com Weinfeld ao dizer que trazer arquitetos de fora para o Brasil é uma maneira de criar abertura para o debate. "Fiquei muito feliz, temos ideias parecidas. Ele falou de muitas coisas que eu também tento colocar em pauta", comentou.

Fonte: http://diversao.terra.com.br/arteecultura/arqfuturo/noticias/0,,OI5482551-EI19162,00-Goldberger+atrai+arquitetos+renomados+e+exalta+Sao+Paulo.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan