Ateliê de projetos urbanos – Reflexões sobre a cidade contemporânea

Convocatória para interessados em participar do evento Campinas/SP

 

O evento faz parte do XIV Seminário Latino-Americano de Arquitetura – SAL

puccampinas

O Ateliê de projetos urbanos – Reflexões sobre a cidade contemporânea, evento paralelo do XIV Seminário Latino-Americano de Arquitetura – SAL, acontecerá na PUC-Campinas durante os dias 9 e 10 de novembro de 2011.

São 40 vagas disponíveis para interessados e será fornecido certificado de participação aos inscritos. A inscrição na atividade de ateliê não dá direito à participação nas sessões do XVI SAL, devendo para isso ser realizada inscrição própria.

O local do evento será no ateliê de projetos, prédio H14, Portão 3, Campus I da PUC-Campinas (ver localização do campus e do local do ateliê no link http://form.jotform.com/form/12594846177). Mais informações poderão ser obtidas pelo email ceatec.atelie-sal@puc-campinas.edu.br.

Objetivo

Promover a discussão de soluções para problemas contemporâneos de arquitetura e urbanismo na América Latina, em especial, a partir do estudo de um contexto urbano-regional particularmente significativo para a cidade de Campinas, local sede do XIV SAL.

Tema

Urbanização e novos empreendimentos urbanos: o Parque Dom Pedro Shopping em Campinas

Atividades

A partir do tema proposto, será realizada uma sessão de discussão sobre os aspectos sócio-econômicos, culturais e territoriais para compreensão geral da área e depois a apresentação da área específica de projeto. O projeto deverá ser apresentado sob a forma de proposta preliminar de intervenção. O desenvolvimento das propostas pelas equipes de estudantes será realizado sob a coordenação de professores e monitoramento de alunos de pós-graduação das instituições integrantes da comissão organizadora ou por membros do comitê científico do evento, compreendendo as seguintes atividades:

1. Urbanização e novos empreendimentos urbanos: apresentação de elementos teórico-conceituais.

2. Desenvolvimento de análise empírica da área de estudo: apresentação e disponibilização de material gráfico e demais elementos analíticos.

3. Visita monitorada à área de intervenção.

4. Desenvolvimento das propostas:

4.1. Hipóteses de projeto e partidos conceituais

4.2. Representação esquemática das propostas

4.3. Apresentação dos resultados e discussão no ateliê

5. Mostra dos resultados obtidos pelo Ateliê de Projetos Urbanos no espaço do XIV SAL, no dia 11/11/2011.

Público alvo

Estudantes, técnicos e profissionais com atuação nas áreas de arquitetura e urbanismo.

Viabilização

A infraestrutura, os deslocamentos e o material a ser utilizado para o desenvolvimento dos projetos (plantas, mapas, arquivos digitais, textos de referência e demais materiais de subsídio teórico-empírico) serão providenciados pelos organizadores do Ateliê, exceto equipamentos e demais acessórios a serem utilizados a critério e conveniência e sob responsabilidade integral dos participantes.

Inscrições

A inscrição no ateliê poderá ser realizada por meio de preenchimento e envio da ficha anexa até o dia 9 de novembro. O pagamento, no valor de R$ 30,00 (trinta reais), deverá ser feito no próprio local no início das atividades, diretamente para os organizadores.

professores convidados

Humberto Eliash – Diretor e Professor da Facultad de Arquitectura y Urbanismo / UCHILE – Santiago do Chile

Luis Carlos Mantilla Jiménez – Professor Profesor da Escuela de Arquitectura y Urbanismo de la Facultad de Artes Universidad Nacional de Colombia – Bogotá

Jonathas Magalhães – Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo/Programa de Pós-graduação em Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas

Ricardo Badaró – Diretor e Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas

Mariana Faleiros – Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Urbanismo – Pontifícia Universidade Católica de Campinas – Campinas

José Magalhães Junior – Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie – São Paulo

Cláudio Manetti – Professor da Escola da Cidade e da Universidade Anhembi Morumbi – São Paulo

organização

CEATEC – Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Maria Cristina Schicchi e Manoel Lemes – professores do POSURB e membros da organização do XIV SAL

Wilson Ribeiro dos Santos Jr. – coordenador do Programa de Pós-graduação em Urbanismo (POSURB)

Ricardo Badaró – diretor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

 

Fonte: http://www.vitruvius.com.br/jornal/events/read/584

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan