Carta Brasileira da Paisagem

Documento é tema de debate na Cúpula dos Povos

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) apóia a aprovação da Carta Brasileira da Paisagem. A proposta foi amplamente acolhida pelas entidades nacionais de arquitetos e urbanistas representadas no Colegiado Permanente de Entidades de Arquitetos e Urbanistas, que junto com o CAU/BR farão um debate sobre o conteúdo e a importância deste documento, como parte das atividades da Cúpula dos Povos, na Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

A Carta Brasileira da Paisagem, publicada e divulgada em 2010 pela Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP, tem sido desenvolvida e aperfeiçoada com o compromisso do debate com a sociedade brasileira, que agora se completa, nessa grande oportunidade, oferecida pela Rio+20. Desta forma, as iniciativas pela Cartas Latino-Americana e Brasileira, ora em discussão na Cúpula dos Povos, se completam nas suas várias dimensões e objetivos, com diversas nações da América em interação com as comunidades.

O debate contará com a participação da arquiteta e urbanista colombiana Martha Fajardo, a falar deste processo que coordena na América Latina, juntamente com a arquiteta e urbanista Saide Kahtouni, membro brasileiro do Comitê Latino-Americano pela Carta da Paisagem, e que fará a apresentação da Carta da Paisagem Brasileira.

Em diversas escalas e especificidades as nações afiliadas tecem as suas Cartas da Paisagem, que têm sido discutidas localmente, regionalmente, no continente e devem tornar-se importantes instrumentos da gestão territorial e planejamento sustentável das paisagens das nações. A Convenção Européia da Paisagem já está vigente e tem fomentado políticas, legislações e aplicações em benefício da qualidade ambiental e paisagística nos países europeus, controlando e parametrizando, a partir da conceituação das paisagens, as intervenções humanas sobre o território, seja urbano, agrícola ou natural.

Confira o cartaz do evento
Leia a Carta Brasileira da Paisagem

Serviço:
CAU/BR na Rio+20
Data: 21 de junho, às 18h30
Tema: A iniciativa das Cartas da Paisagem Brasileira e Latino-Americana em discussão
Local: Sede do IAB-RJ, na Rua do Pinheiro, 10, Flamengo, Rio de Janeiro
Convidados: Lúcia Costa, Martha Fajardo, Saide Kahtouni, Jonathas Magalhães, Miguel Pereira e Jeferson Salazar.

21 de junho de 2012

Fonte: http://www.caubr.org.br/noticia11.html

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan