No ano em que completa 60 anos, a Faculdade de Arquitetura da UFRGS recebe as novas instalações da sua biblioteca

Biblioteca_UFRGS

Foto: Thiago Cruz

Inaugurada em 1954, quando a Faculdade de Arquitetura ainda funcionava no antigo Chateau da Escola de Engenharia, a biblioteca da unidade atendia a um público de cerca de 200 pessoas. Hoje, após a criação dos cursos de Design Visual e Design do Produto em 2006, a biblioteca tem mais de 1,2 mil usuários. Funcionando no mesmo espaço desde a inauguração do prédio atual da Faculdade de Arquitetura em 1958, o espaço carecia de ampliação e modernização – uma demanda antiga da comunidade que agora foi viabilizada. As novas instalações da Biblioteca da Faculdade de Arquitetura (BFARQ) foram inauguradas nesta segunda-feira, dia 18 de junho, em clima de festa pela conquista. O espaço no térreo da unidade é resultado do empenho de muitos anos envolvendo professores, alunos, ex-alunos, colaboradores e técnico-administrativos que se dedicaram à realização de um sonho.

Em uma área de 660 m2, com salas de leitura individuais, amplo espaço para circulação dos usuários e para disposição do acervo, a BFARQ destaca-se também pela beleza. O projeto arquitetônico é do professor Cláudio Fischer, que concebeu uma área moderna e funcional. A obra recebeu investimentos de mais de R$ 1 milhão de recursos do Tesouro e do REUNI

A BFARQ é uma das mais importantes bibliotecas do Estado na área de sua abrangência e referência nacional através da participação em redes nacionais como COMUT, Catálogo Coletivo de Periódicos, Porto de Serviço da Rede Antares e da base de dados SAB. A coleção documental é formada por um acervo de aproximadamente 40 mil livros e periódicos.

Na cerimônia de inauguração, a diretora da Faculdade de Arquitetura, Maria Cristina Dias Lay, destacou que a nova biblioteca atende totalmente às expectativas dos bibliotecários e usuários. O reitor Carlos Alexandre Netto elogiou a beleza do espaço e cumprimentou todos os envolvidos no projeto e na concretização do sonho. “Como gestor, uma grande satisfação é realizar os sonhos das pessoas com quem trabalhamos, e isso está acontecendo aqui hoje”, disse o reitor ao manifestar sua alegria e em comprometer-se a dar andamento à ampliação do prédio da Faculdade de Arquitetura, cujo projeto será licitado em breve.

O evento foi realizado no saguão da unidade com grande presença de professores, técnico-administrativos, ex-professores, ex-diretores da Faculdade e diretores de outras unidades acadêmicas e órgãos da Universidade, além de membros da Administração Central e do vice-diretor da Faculdade de Arquitetura, Airton Catani, da bibliotecária-chefe da BFARQ, Margarete Tessainer.

Galeria de imagens: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/galerias/inauguracao-biblioteca-arquitetura

Fonte: http://www.ufrgs.br/ufrgs/noticias/biblioteca-da-faculdade-de-arquitetura-e-reinaugurada

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan