Habitação e Cidade



Habitação-e-Cidade1

As transformações na sociedade contemporânea exigem uma contínua atualização do arquiteto já que novas questões se colocam e uma renovação constante de sua prática profissional se faz necessária. Esta prática, que se apóia num procedimento básico que inclui análise, interpretação e proposta de alternativas e estratégias de intervenção, requer nova instrumentalização para rever atitudes superadas.
O curso Habitação e Cidade, na origem concebido em parceria com a Secretaria de Habitação da Prefeitura de São Paulo, propõe uma atualização dos conhecimentos históricos e teóricos referentes à habitação coletiva e também da prática do projeto relacionado a esse tema. Para tanto, faz uso de aulas e palestras com profissionais e professores cujos trabalhos remetem ao tema da habitação e sua relação com a cidade, além da prática do projeto em atelier através da qual se pretende discutir novas possibilidades de enfrentamento da questão.
No que diz respeito à formação teórica, o objetivo é a atualização de informações técnicas e consolidação de cultura crítica. Nesse sentido, são promovidas discussões sobre problemas essenciais da cidade, políticas públicas, transformações ocorridas na habitação coletiva, mecanismos de gestão e aspectos construtivos. A prática do projeto, por sua vez, aborda a habitação coletiva em diversas escalas, modalidades e condicionantes de implantação: da sua inserção em áreas vazias ou subocupadas, de intervenções em áreas densamente construídas, além da recomposição e requalificação de áreas precárias e periféricas.

Público-Alvo

Profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos.

Objetivo do Curso

O objetivo do curso é dar continuidade à formação dos profissionais e acadêmicos que desenvolvem projetos e enfrentam a questão da Habitação de Interesse Social nos territórios urbanos. Visa sistematizar e analisar os problemas enfrentados na prática da profissão (dentre os quais aqueles decorrentes do descompasso entre o trabalho técnico e a participação da comunidade), avaliar procedimentos adotados em projetos face a seus resultados, além de estudar, através do exercício projetual, caminhos para possíveis transformações e melhorias no quadro atual.

Coordenação

Os coordenadores serão os arquitetos Ruben Otero e Luis Octavio de Faria e Silva.
Ruben Otero é formado pela Universidade da República do Uruguai (1983) e doutor em Projetos Arquitetônicos pela Universidade Politécnica da Catalunha (2008)
Luis Octavio de Faria e Silva é formado (1989), com mestrado (2001) e doutorado (2008) pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP).

Programa

O curso se estrutura em quatro módulos que abordam diversos aspectos da problemática da habitação coletiva na cidade contemporânea. Cada módulo está constituído por três modalidades didáticas: Aulas teóricas, Conferências e Ateliê de projeto.
Módulo
Assunto
M1
Produção do Habitat Humano
M2
Políticas Públicas na Habitação
M3
Legislação urbanística e ambiental
M4
Estratégias tecnológicas
Horário semanal
Quarta e Quinta das 18h30 às 22h30
Semana Intensiva de Ateliê (2x/semestre)
das 17h30 às 22h30
Informações Gerais
Período
12 de Março a 11 de Dezembro de 2014
Carga Horária
360 Horas
Número de vagas
30 vagas
Custo (4 módulos)
10 parcelas mensais de R$1.080*
* O pagamento da primeira parcela deverá ser feito no ato da matrícula. A inscrição será efetivada apenas depois do pagamento.
**Desconto de 20% aos alunos formados pela Escola da Cidade
***Desconto de 15% aos funcionários da Prefeitura Municipal de São Paulo

Inscrições (Até 07/03/2014)

Matrículas a partir de 15 de janeiro.
Enviar os seguintes documentos para posgraduacao@escoladacidade.edu.br
Ficha de Inscrição devidamente preenchida
Curriculum Vitae
Carta constando as razões que levam à participação no curso (máx. 30 linhas)
Clique aqui para fazer o download da Ficha de Inscrição
Clique aqui para fazer o download do programa de curso
Fonte: http://escoladacidade.org/pos/habitacao/

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan