Prêmio Latino-Americano de Arquitetura Rogelio Salmona: espaços abertos, espaços coletivos

O prêmio é um reconhecimento de alto nível cultural que busca identificar e divulgar as melhores práticas de arquitetura em cidades latino-americanas e do Caribe que criaram espaços públicos significativos para seus habitantes, e que, por sua vez, contribuem com a consolidação de cidades inclusivas, com forte sentido de lugar. 
Alcance
Como área de influência, foram definidas quatro grandes regiões da América-Latina: Região Andina; México, América Central e Caribe; Cone Sul; e Brasil.
Frequência
Os ciclos são bienais. O primeiro ciclo já começou e terminará no segundo semestre de 2014, com a cerimônia de premiação.
Convocatória
O Comitê Internacional do Prêmio, formado por especialistas de cada uma das regiões, é o encarregado de identificar as obras elegíveis para cada ciclo do Prêmio. As obras selecionadas serão convidadas a participar do processo de seleção final e premiação de uma única obra. 
Datas importantes - Primeiro ciclo
  • Investigação e identificação das obras elegíveis: até 25 de abril 
  • Seleção de obras que serão convidadas a participar: 28 e 29 de abril
  • Convite oficial e inscrição via internet: de 5 de maio a 27 de junho 
  • Cerimônia de premiação: 21 de agosto
Todos podem recomendar obras de arquitetura de qualquer cidade latino-americana, as quais serão consideradas pelo Comitê Internacional do Prêmio, durante a etapa de identificação das obras elegíveis.
- São elegíveis para o ciclo do Prêmio as edificação construídas para qualquer uso e escala, novas ou intervenções em obras antigas, públicas ou privadas, que cumpram com as seguintes características:
- Destacar-se por um desenho generoso, perdurável e inclusivo de espaços abertos e coletivos que propiciem o encontro dos cidadãos e contribuam com o desenvolvimento qualitativo e com a revalorização, a partir do respeito e reconhecimento da arquitetura urbana existente. 
- Demonstrar através da documentação sugeria pelo Prêmio, sua capacidade e nível de apropriação por parte dos habitantes ou comunidade.
- Ter sido concluída entre 01 de janeiro de 200 e 31 de dezembro de 2008, e ter, no momento da abertura oficial do ciclo bienal, no mínimo 5 anos de funcionamento.
- Estar localizado na América Latina ou Caribe. 
Cita:Cabezas, Constanza. "Prêmio Latino-Americano de Arquitetura Rogelio Salmona: espaços abertos, espaços coletivos" [Premio Latinoamericano de Arquitectura Rogelio Salmona: Espacios abiertos, Espacios colectivos] 23 Feb 2014. ArchDaily. (Baratto, Romullo Trans.) Accessed 24 Fev 2014.  http://www.archdaily.com.br/br/01-178525/premio-latino-americano-de-arquitetura-rogelio-salmona-espacos-abertos-espacos-coletivos?utm_source=ArchDaily+Brasil&utm_campaign=8167640078-Archdaily-Brasil-Newsletter&utm_medium=email&utm_term=0_318e05562a-8167640078-407774757

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan