Universidade Adolfo Ibañez / José Cruz Ovalle y Asociados. Imagem © Roland Halbe.
Você pode argumentar que a formação do arquiteto está muito boa do jeito que está. Na verdade, o mais provável é a melhor que já existiu. Mas não é boa o suficiente. Assim como arquitetos e designers precisam entregar mais valor no futuro, a educação que apoia e dá à luz o futuro da profissão precisa provar sua relevância.
Por James P. Cramer. Reproduzido, com permissão, do DesignIntelligence. Se você gostou deste artigo, você também pode desfrutar de In Defense of an Architecture Education, que afirma que, apesar da estagnação econômica, a profissão ainda vale a pena perseguir, e Thoughts on Architectural Education, uma coleção de observações e frustrações de um estudante de Arquitetura.
É de responsabilidade da profissão dar suporte a evolução do ensino superior. O capital humano está em perigo. Temos um problema de abastecimento de talento enquanto olhamos para o horizonte.
Há uma natureza mutante do trabalho de projeto. Neste contexto muitos educadores reconhecem que o ensino superior não tem acompanhado as grandes mudanças que ocorrem nas profissões de projeto. Quem tem? Mude e a incerteza enfrentará todos nós. Apontar o dedo não vai nos levar a um lugar mais alto. É hora de arquitetos e educadores adotarem uma aprendizagem, uma abordagem de não culpar para mudar.
Conheça as 12 etapas que irão ajudar a fornecer a estudantes de projeto, educadores e profissionais as melhores oportunidades para o sucesso de hoje, a seguir…
Quem agora duvida de que vivemos em uma época de grandes mudanças? Embora possamos reconhecer que o futuro da nossa indústria de AEC é ficção, podemos, no entanto, imaginar relevância futura com base em tendências em tecnologia, demografia, urbanização, entrega de construção, a globalização e as mudanças econômicas. A realidade sóbria é que o jogo de prática profissional está mudando. Vai tornar-se mais forte ou mais fraco, e a educação vai desempenhar um papel importante nos níveis de sucesso futuro. Devemos também nos preparar para ciclos permanentes de mudanças revolucionárias. Existem inúmeras frentes estratégicas que precisam ser abordadas. Práticas integradas e multidisciplinares têm mudado todos os modelos de negócio. Sustentabilidade é a condução do projeto. Os praticantes estão aprendendo a dar ainda mais serviços e experiências pelo dinheiro. Empreiteiros estão estabelecendo estúdios de projeto. A tecnologia está mostrando sinais de nova inteligência artificial, que não só vai atrapalhar, mas também alterar propostas de valor. Estamos em uma encruzilhada.
A recente reunião do Design Futures Council focou em passos para a nova saúde nas profissões de projeto. O ponto foi que “a mudança nunca mais vai ser tão lenta como ela é hoje.” E assim, devemos agir. Não vai ser fácil para os projetistas, educadores ou alunos. Alguns vão dizer que o ensino de projeto tornou-se demasiado egoísta e sem a sua visão própria. Se este ponto de vista é cegamente aceito sem ação, então isso só pode significar que o valor da educação arquitetônica certamente irá diminuir. Se assim for, então o futuro da profissão estará em perigo. Complacência, se isso se estabelecer na educação, será o inimigo para a transformação bem sucedida da profissão. Ação rápida é mais certamente estratégica. Ela não deve ser uma opção. A falta de compromisso com a melhoria contínua sozinha poderia matar as gerações futuras da profissão de arquitetura. A profissão não tem a menor chance de ter sucesso no futuro, se ela não pode obter os melhores e mais brilhantes – o melhor capital humano – regenerando a profissão ano após ano.
Eu tenho uma proposta. Na base, eu acredito que deve haver uma abordagem nova e que devemos questionar os nossos padrões de hábitos atuais. Devemos fazer as coisas de forma diferente. Chamar isso de uma abordagem de próximo nível ou alinhamento estratégico. Para medir o pulso do potencial disto, só precisa olhar para o que vemos hoje em empresas com profissionais melhor-da-turma. A inovação vive nestas empresas. O fascinante é que, apesar dos pessimistas, a profissão de projeto é pioneira em novas satisfatórias realidades que incluem cenários inesperados ascendentes na satisfação de carreira e remuneração monetária.
Nós descobrimos que aqueles que abraçam o empreendedorismo na profissão não estão lidando apenas com as ameaças que pesam sobre a cabeça, mas, ainda mais importante, eles também estão se concentrando agora em ajustes que trarão crescimento no futuro. Suas previsões de crescimento para a profissão. Não meramente a sobrevivência. Compreender suas ações nos proporciona uma sensação de território frente onde pode haver um alinhamento mais forte entre a academia e a profissão. Isso pode se tornar um ponto ideal entre a profissão e a academia. É uma escolha que nós temos agora, para re-energizar a educação profissional. Os participantes serão recompensados.
Em vez de perpetuar crenças passadas e obsoletas e dogmas, por que não trazer dinamismo e liderança para alinhar com a indústria da construção de hoje e realidades ambientais? Isso poderia exigir uma nova competência contextual na educação arquitetônica. Além disso, implica satisfazer a nova responsabilidade social que vai com as aspirações dos estudantes utópicos. Na verdade, as escolas têm muitas oportunidades para alinhar e liderar a profissão em mudança. Isto significará evitar as armadilhas e conveniências das aldeias de clausura dentro da universidade que, em alguns casos, perderam de vista a educação profissional.
Aqui está uma proposta para trazer o ensino de projeto para a frente em uma posição de valor cada vez mais indispensável.
1. Obcecado com manter-se atual. Fornecer um programa de campus para faculdades e pessoal que atualize as últimas estatísticas e métricas sobre a profissão de projeto. Por exemplo, métricas de remuneração e métricas de negócios de sucesso. Trazer os alunos, professores e administração juntos para compartilhar conhecimentos sobre as realidades atuais das profissões. Os graduados de hoje devem compreender as reais oportunidades e definir metas de acordo com isso. Livrar-se da velha mitologia de uma profissão que não existe mais. Infelizmente, alguns educadores estão desencorajando seus alunos por todas as razões erradas. Por exemplo, os alunos devem ser abastecidos com transparências sobre as últimas referências sobre remuneração em projeto, bônus e modelos de ações de propriedade. Nós não precisamos ouvir outra história sobre as falhas nos negócios de Lou Kahn como se fosse o fim da história. É apenas uma parte da história. A maior parte da história é a de aprender com os erros e estudar o sucesso. Hoje existem centenas de histórias que fornecem estudos de caso sobre o arquiteto bem-sucedido. É hora de entender essa realidade.
2. Ensinar liderança, além de ensino de projeto. Sim, habilidades de liderança de negócios e comunicação deve ser ensinado a todos os alunos antes de se formarem. Cada graduado deve ser capaz de levantar-se em uma reunião da AIA ou associação e fornecer uma sinopse confiante da sua origem e áreas de interesse. Eles devem ser capazes de estabelecer contato com os olhos e usar a linguagem atual da prática profissional. Eles devem estudar fitas de vídeo de si mesmos na escola (ou se inscrever em uma aula de teatro ou aula de debate) até que tenham confiança em suas habilidades de comunicação. Os alunos devem aprender que, na realidade, os projetistas estão no negócio de comunicação. Sem isso, o valor dos projetistas na sociedade e à volta da mesa de negócio não tem a virilidade – a voz – para avançar no futuro.
3. Aprender fazendo, com as mãos sobre os programas, educação cooperativa e como pode ser difícil, mas o seu valor não pode ser negado. Pois quando se trata de áreas como a construção de experiência no local de supervisão, análise de custos, taxas e ajustes de negócios para as alterações de escopo, e dia-a-dia de gerenciamento de projetos, a melhor maneira de adquirir a necessária compreensão de como os edifícios são feitos é praticando a arte e a ciência, em vez de estudá-la. Isso não vai ser fácil. A recessão atingiu os modelos de educação cooperativa e os estágios de forma dura. No entanto, os dogmas e princípios certamente vão evoluir. Tornando-se um arquiteto bem-sucedido ou gestor de uma empresa de projeto não são esforços que se traduzem bem em palestras e análises acadêmicas.
4. Maximizar o que vou chamar de projeto empresarial de educação continuada de projeto, ofertas que trazem profissionais para a escola tanto digitalmente como ao campus. Criar programas sociais e intelectuais que constroem pontes entre a profissão e a educação. Um número surpreendentemente pequeno de profissionais bem-sucedidos ativamente ensinam. Isso não precisa ser um recurso perdido. A profissão também precisa de educação contínua de alta qualidade. Isso fornece uma oportunidade para reunir atividades intensas e relevantes entre a escola e a profissão.
5. Corpo Docente e professores titulares veteranos estão necessitando de renovação. Algumas escolas admitem a uma percentagem de pesos mortos. Isso não tem que ser dessa maneira. Um programa de intercâmbio entre as escolas poderia ser estabelecido para professores titulares veteranos e corpo docente que precisam de alguma regeneração e um novo ambiente. Cada escola pode participar neste programa, que poderia ter um mês de programação de 12 a 24 meses. Isto poderia ser coordenados por uma das associações, como um modelo de pessoal AIA / ACSA atuando conjuntamente. Esta iniciativa é importante porque a complacência não tem lugar na educação de projeto se os estudantes estão esperando obter retorno daquilo que estão pagando. Educadores e profissionais afins devem estar sempre insatisfeitos e com fome de participar no futuro desdobramento da profissão.
6. No estúdio, ensinar as métricas atuais em finanças, marketing, serviços profissionais e operações. Este é o modelo Design + Enterprise. Torná-lo uma parte de cada projeto no ambiente de criação. Embutida em todos os ateliers devem estar lições que revelam informações sobre o projeto de gestão que as empresas usam agora para inspirar confiança. Isto inclui os custos, o tempo de construção, eficiência de projeto, métricas de metros quadrados e a sobrecarga de marketing provável que o projeto trouxe com ele.
7. Programas especiais de aula devem mostrar os melhores talentos em projeto e práticas de negócios. Equilibrá-los. Se, por exemplo, há oito cadeiras de destaque num semestre, insira gestão prática de liderança na frente dos alunos, também. O objetivo de aprendizagem não deve ser só para entender o que a empresa faz e suas saídas, mas também a forma como a empresa faz e seus processos. Pergunte às empresas sobre cobrir os orçamentos dos projetos premiados e como eles funcionam. Pergunte-lhes sobre o lucro e se eles estão cumprindo suas metas. Peça-lhes para ter uma conversa franca com os alunos sobre a migração de valor e planejamento estratégico, mudanças de taxas, responsabilidade social e novas estratégias do processo de entrega. Peça-lhes para cobrir as questões de transição proprietário/líder em suas empresas.
8. A Faculdade devem ser encorajada a estabelecer papéis formais com as empresas. Isto levaria os educadores até as empresas em uma base regular. A profissão precisa alcançar os educadores neste quesito – não muito diferente de uma ação afirmativa. Educadores podem integrar o conselho político, talvez, ou um consultor em tecnologia ou como perito para a empresa em uma área de especialidade, tais como acústica, iluminação, negociação de contratos, ética, etc Deveria haver mais dar e receber entre professores e profissionais da prática. As empresas têm de pagar por estes serviços de consultoria política e dos educadores. As escolas devem definir a meta de que cada membro do corpo docente torne-se um membro da diretoria ou conselheiro para uma prática profissional, uma empresa de construção, uma fabricantes de produtos ou outro agente da indústria. Isto irá fornecer relevante troca e fornecer valor e uma nova visão sobre o sistema. Ele também vai criar um retorno social, respeito e admiração, algumas coisas que precisamos ter mais entre as escolas e a profissão.
9. Cada empresa deve fazer um compromisso financeiro para o programa da faculdade de sua escolha. Minha opinião é que cada empresa – mesmo a menor – deve contribuir com um mínimo de US $ 2.500 por ano para o ensino superior. E para as empresas de porte médio, grande e extra-grande eu recomendo deixar um orçamento preliminar como uma percentagem dos lucros líquidos. A empresa típica ganha um lucro de 9 por cento. Um por cento poderia fluir para as escolas de sua escolha. Como o retorno sobre o investimento cresce, ainda mais investimentos podem ser feitos. Subjacente a esta estratégia é a atitude que deveria haver mais desenvolvimento a fluir a partir da prática para a educação. Cadeiras e doações devem ser muito mais agressivamente estabelecidas. Quando isso acontecer, isso tenderá a tornar os programas mais forte e mais valorizados no contexto da construção da profissão para o futuro. É preciso apenas um pouco de imaginação para ver como isso pode ser valioso, e pode-se argumentar que o futuro da profissão depende disso. Com disciplina, mais de US $ 25 milhões em doações anuais podem ser fornecidos para nossas escolas de arquitetura credenciadas anualmente.
10. Estabelecer um sistema de meritocracia de recompensas com funcionários e professores. Não é tempo bem gasto desafiar o sistema de posse, francamente, mas pode haver um energizado coaching de liderança em torno da meritocracia, alto desempenho e pagamento por excelência. O foco deve ser sobre o que pode ser feito. A profissão deve apoiar isso com doações, cadeiras e presentes.
11. Instalações em faculdades e universidades devem, no mínimo, refletir as do exercício profissional. Um bom projeto, boa organização e as mais recentes ferramentas devem estar no local. Espaços na escola de projeto devem inspirar, ser bem concebidos, ter boa curadoria e não ser autorizado a declinar em um tratamento vale-tudo bagunçado.
12. Aprendizagem digital e a distância é uma realidade e deve ter um papel legítimo como uma opção na formação do arquiteto. Definir um espaço de mercado ágil para permitir que os graduandos com graus não acreditados busquem isso e se qualifiquem para a licenciatura.
Haverá sempre, naturalmente, escolas melhores e piores. Isto também é verdade na prática. Assim como alguns alunos recebem uma educação inferior, alguns empregados na prática, não são orientados bem. O futuro exige mais se desejamos uma profissão forte. Esta é uma das maiores oportunidades para a mudança. Ela pode re-energizar a profissão de projeto do futuro. Respeito à educação de projeto pode ser exponencialmente maior. Devemos encorajar os líderes para definir metas que eles podem nunca encontrar. Estamos em uma corrida com mudança e como novos nichos de valor são descobertos nós precisamos aproveitar e implantar estes. Precisamos de uma forte ligação entre o ensino e a prática em torno das questões de mudanças, previsões e ações que podem melhorar o futuro.
James P. Cramer é editor fundador de DesignIntelligence e co-presidente do Design Futures Council. Ele é presidente do Grupo de Greenway, uma consultoria de gestão a previsão que ajuda as organizações a navegar na mudança para agregar valor.
Reproduzido com permissão de DesignIntelligence.
Fonte: Britto , Fernanda . "Como Melhorar o Ensino de Arquitetura (em 12 passos)" 24 Nov 2012. ArchDaily. http://www.archdaily.com.br/82422/como-melhorar-o-ensino-de-arquitetura-em-12-passos/
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