Defesa de tese: Estratégias separatistas e ordenamento territorial: a criação e Palmas na consolidação do Estado do Tocantins




 
A tese defendida por José Manoel Miranda de Oliveira, no dia 12 de novembro de 2012, junto ao Programa de Pós-Graduação do Instituto de Geografia da Universidade Federal de Uberlândia, com o título: Estratégias separatistas e ordenamento territorial: a criação e Palmas na consolidação do Estado do Tocantins, orientada pelo Professor Dr. William Rodrigues Ferreira, foi desenvolvida a partir dos pressupostos teórico-metodológicos da lógica-dialética, situando as estratégias separatistas e o ordenamento territorial como problema e a criação de Palmas na consolidação do Estado do Tocantins como objeto empírico. O primeiro capítulo versa sobre a compreensão da história dos separatistas da região norte de Goiás e sua posterior conversão em autonomistas. O segundo capítulo foi estruturado a partir das intervenções direcionadas à criação e construção de Goiânia e Brasília para se entender o contexto político e econômico voltados para a escolha do território destinado para a criação e a construção de Palmas. As contradições entre construir e consolidar espaços e o processo de formação da identidade urbana de Palmas formaram as diretrizes básicas do terceiro capítulo. A economia e o ordenamento territorial das cidades banhadas pelo lago, as relações entre capital e trabalho e as perspectivas de redivisão territorial do Estado do Pará formaram os elementos básicos dos objetivos do quarto capítulo. As conclusões foram estruturadas em 11 estratégias e 11 corolários, resultantes das ações separatistas e das intervenções efetivadas no ordenamento territorial do Estado a partir da criação de Palmas.


Foto de um dos momentos da arguição. Na fila da direita, a Banca composta pelos seguintes pesquisadores: Prof. Dr. William Rodrigues Ferreira (UFU), Orientador, Profª. Dra. Amália Inês Geraiges de Lemos (USP), Prof. Dr. Elizeu Ribeiro Lira (UFT), Profª. Dra. Beatriz Ribeiro Soares (UFU), Prof. Dr. Júlio Cesar de Lima Ramires (UFU). Na mesa do fundo, colaborando no manuseio da parafernália, meu amigo Bazolli que no dia seguinte defendeu a sua tese, conforme já noticiado por este veículo.



0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan