IAB divulga os vencedores do Prêmio Instituto de Arquitetos do Brasil edição 2012



O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de São Paulo – IAB/SP, presidido por José Armênio de Brito Cruz, realizou a cerimônia de Premiação IAB 2012 dia 6 de novembro, no Museu da Casa Brasileira, em evento aberto ao público. O presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – CAU/BR, Haroldo Pinheiro, participou da mesa de abertura e ficou entusiasmado com a qualidade da premiação: “É preciso destacar a quantidade de jovens premiados e, principalmente, o trabalho da arquiteta e urbanista Bete França, pelo trabalho público realizado em São Paulo nos últimos anos, contratando bons escritórios de Arquitetura e Urbanismo e também prestigiando o concurso público”.

O Prêmio Instituto de Arquitetos do Brasil destaca bienalmente, desde 1968, as melhores produções do Estado de São Paulo nas áreas de atuação dos arquitetos e urbanistas. Para esta edição, o IAB criou o Prêmio João Batista Vilanova Artigas, que tem como objetivo marcar o reconhecimento público do IAB/SP a ações, práticas, políticas e programas que tem por objetivo melhorar a qualidade de vida em nossas cidades, bem como a valorização das boas práticas em Arquitetura e Urbanismo por parte das empresas – públicas ou privadas – demandantes e, ainda, iniciativas de caráter exemplar das escolas e faculdades no sentido de aperfeiçoamento do ensino em Arquitetura e Urbanismo.

A primeira vencedora deste prêmio foi a arquiteta e urbanista Elisabete França. Formada pela Universidade de São Paulo, Elisabete tem 25 anos de experiência na área de urbanismo, construção, revitalização de favelas e de gestão de design participativo. Foi responsável por projetos de urbanização de favelas na capital paulista, que mostram que a Arquitetura e Urbanismo pode ser protagonista na transformação da sociedade, trazendo enormes benefícios para melhoria da qualidade de vida.

Em seu discurso, Haroldo Pinheiro destacou a atuação da premiada: “Bete França honra a profissão e dignifica o serviço público. A arquiteta e urbanista, servidora pública, tratou com extrema qualidade e profissionalismo a questão da habitação social, contratando bons escritórios de arquitetura – com projetos completos, detalhados, com paisagismo executado –, mantendo as populações nos locais em que se encontram, mas em condições civilizadas, e também prestigiando o concurso público, através do concurso Renova São Paulo, realizado com o IAB.”

O presidente do CAU/BR abordou também os planos do CAU para o futuro, destacando o Código de Ética e Disciplina, que deverá ser publicado no início do segundo semestre de 2013, após pesquisa e discussões em andamento.

A Comissão organizadora da Premiação IAB 2012 foi composta pelos arquitetos e urbanistas Débora Frazatto, Roberto Portugal Albuquerque e Pedro Mendes da Rocha (coordenador).

Confira os premiados da edição de 2012

Fonte: http://www.caubr.org.br/?p=3794

1 comentários:

iabtocantins on 12 de novembro de 2012 às 21:58 disse...

Obrigado Renato!

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan