Lelé abre ciclo de conferências do XXIV Congresso Pan-Americano de Arquitetos

Conferência ministrada por Lelé expõe experiências de alta qualidade e baixo custo para o planejamento das cidades

 Congresso Pan-Americano de ArquitetosA primeira conferência do XXIV Congresso Pan-americano de Arquitetos aconteceu na noite de terça-feira, 27, após a solenidade de abertura, com o diretor do Centro de Tecnologia da Rede Sarah – CTR, João da Gama Filgueiras Lima, mais conhecido como Lelé.

 O arquiteto e urbanista falou das suas experiências com a utilização de argamassa armada, da mecatrônica, com o desenvolvimento de aparelhagem para hospitais, da urbanização de praças e apresentou projetos que integram os espaços, a jardins e ao meio ambiente. A explanação sobre seus projetos em Salvador, Rio de Janeiro, Goiás e Brasília levaram aos fatores que promoveram o surgimento do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat –  IBTH para realizar obras no setor público. “Os resultados do Instituto foram pequenos, pois a burocracia governamental impede a realização de projetos. Como os feitos para o programa Minha Casa Minha Vida; projetos rigorosamente pensados que não tiveram sucesso”, explicou Lelé.

Para o arquiteto e urbanista, agraciado com a Medalha de Ouro durante solenidade de abertura do evento, a Arquitetura e Urbanismo é sustentável; os profissionais da área devem se manter firme em suas opiniões e sempre levar em conta a melhoria da qualidade de vida da população: “a boa Arquitetura é sempre sustentável, ela tem que prever conforto e economia”. O fundador do IBTH disse, ainda, que Maceió ainda pode ser planejada, por conta da sua população, que ainda é pequena.
Lelé tem um currículo extenso, destacando-se pela colaboração na construção de Brasília com Oscar Niemeyer; pela criação de projetos sociais a baixo custo; pelos projetos para a rede de hospitais Sarah Kubitschek e recentemente pela concepção do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Habitat, criado há três anos em Salvador.
Lelé contribuiu efetiva e pioneiramente para a criação do CAU e foi o primeiro a participar do evento “CAU conversa com”, no qual arquitetos e urbanistas de grande expressão nacional são convidados para um bate-papo com os conselheiros federais do Conselho, por ocasião das reuniões plenárias, que ocorrem mensalmente. Assista aos vídeos do CAU conversa com Lelé.
 
Fonte: Assessoria de Comunicação do CAU/BR e Assessoria de Imprensa do Congresso Pan-Americano de Arquitetos

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan