Nosso adeus ao arquiteto pioneiro João Borba.



 

A cidade de Palmas e o Tocantins nesta semana perdeu um de seus arquitetos pioneiros: faleceu no dia 04 de novembro de 2012 nosso colega João Barba. Vindo da cidade de Recife no início da implantação da capital do Tocantins, trabalhou em vários órgãos públicos, como: CODETINS, Secretaria Estadual de Infraestrutura e Secretaria Estadual de Saúde. 

Especializado em arquitetura hospitalar, projetou o hospital geral de Araguaína e acompanhou o projeto e a construção do Hospital Geral de Palmas, local do seu falecimento. Ministrou aulas para o Curso de Arquitetura e Urbanismo na UNITINS e posteriormente na UFT.


João Borba era um defensor da profissão, com críticas à formação do arquiteto nas novas turmas pelo Brasil e da valorização profissional, foi atuante dentro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e defensor da criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU).

O IAB Tocantins agradece em nome de todos os seus associados a luta do colega João Borba pelo reconhecimento da arquitetura e do urbanismo como pilares fundamentais para a construção de um Tocantins melhor.

IAB Tocantins

1 comentários:

Unknown on 9 de novembro de 2012 às 12:59 disse...

Sinto muito pelo falecimento do prof. Borba! Grande profissional e excelente professor. A arquitetura hospitalar ficou mais pobre a partir de hoje.

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan