Os desafios da arquitetura corporativa

por Arqª Gabriela Moreira

Muitas pessoas desconhecem ou tem dúvidas sobre o que é realmente arquitetura corporativa.
A arquitetura corporativa tem diversos papéis, engloba o projeto do edifício - hoje com novas necessidades como estrutura e componentes com tecnologia "verde", logística mais eficiente, segurança, acessibilidade, etc. - a conhecida elaboração estética, decoração e lay-out dos ambientes de trabalho, e o principal desafio: criar ambientes funcionais adaptados às necessidades de cada empresa, possibilitar agilidade nos processos, comunicação eficaz e alta produtividade.



Com este papel, a arquitetura influencia até os resultados financeiros e operacionais de uma empresa, pois ambientes confortáveis, agradáveis, bem pensados e executados refletem na produtividade e no comportamento de seus ocupantes.
Como ilustração, como você se comportaria ao visitar um formal escritório de advocacia? E uma grande indústria? E uma agência de publicidade? Mesmo que você esteja sozinho(a) nestes ambientes, apenas a disposição destes é suficiente para influenciar se você se comportará de maneira mais despojada ou inibida.
Hoje com as mudanças de mercado, há uma grande preocupação com o elemento humano, pois este se tornou peça fundamental no desempenho das empresas e não mais uma peça de produção. Além disso existem as leis, normas regulamentadoras, de segurança, sinalização, etc. Tudo isso integrado ao perfil da empresa/cliente é o que criará a personalidade do ambiente.


Seguem alguns pontos fundamentais da arquitetura corporativa:

Materiais: diferenciados, simples ou sofisticados, cores, qualidade que favoreça a manutenção, e em alguns casos possibilitar a reversão de ambientes para diferentes necessidades.
Conforto ambiental: climatização, iluminação eficaz, acústica adequada, infra-estrutura que permita receber diversos tipos de cabeamentos sem atrapalhar o ambiente de trabalho, elétrica planejada, ergonomia no mobiliário, limpeza do ambiente, etc.
Valores: Algumas empresas investem no projeto arquitetônico para que funcionários e clientes tenham a impressão imediata de seus valores refletidos no ambiente, como: transparência (no desenvolvimento de suas atividades), inovação e tecnologia, seriedade, etc. Materiais, cores, iluminação e objetos devem refletir estas características.
A arquitetura corporativa tem ultrapassado a definição de apenas transformar ambientes. Nos espaços projetados, os valores, missão e visão das empresas são integrados através da arquitetura, e realçados por suas cores e logomarcas, como mensagem cognitiva para atingir metas e resultados de mercado.

Gabriela Moreira, Arquiteta formada pela Puccamp com especialização em Marketing e pós-graduação em Comunicação com o Mercado, ambas pela ESPM. Com atuação no mercado imobiliário na área de lançamentos imobiliários, arquitetura comercial e corporativa, marketing, design, mobiliário, interiores, e proprietária da D2C Arq &Mkt. (d2carqmkt.blogspot.com.br)

Fonte: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=40&Cod=1833

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan