Conheça 5 trabalhos de arquitetura valorizados pela tecnologia

Redação AECweb
trabalhos-tecnologicos-de-arquitetura
É fato histórico: a tecnologia muda a indústria e, consequentemente, modifica os perfis profissionais. Se por um lado existe uma inquietante ameaça de extinção do mercado, por outro existe uma extensa proliferação de novas oportunidades.
Confira abaixo cinco trabalhos de arquitetura que surgiram ou foram valorizados devido aoavanço tecnológico.
1 – Especialista em BIM
BIM representa as iniciais de Building Information Modeling, cujo conceito envolve a modelagem de informações de um edifício. Trata-se de uma solução que permite criar um modelo virtual da edificação abrangendo todo o seu ciclo de vida e suas disciplinas. Sua maior vantagem é a automatização no recálculo de quantitativos e atualização de documentações, o que reduz as variáveis orçamentárias de um projeto. Os requisitos gerais para um especialista em BIM são uma certificação para software e experiência no planejamento e acompanhamento de projetos.
2 – Tecnólogo em Maquete Eletrônica
Preocupados com as tecnologias emergentes, diversos escritórios de arquitetura têm investido na especialização de equipes que atuam com geometrias complexas para fabricação digital eimpressão 3D. Nesse contexto, o tecnólogo em Maquete Eletrônica é aquele que cuida de um conjunto de tarefas relacionadas à prototipagem. A ascensão das impressoras 3D como nova ferramenta de design é um dos principais acontecimentos, que fez com que a demanda por profissionais qualificados, tecnicamente e criativamente falando, aumentasse. Capacidade de gestão e competência para lidar com sistemas de infraestruturas são valorizados entre os candidatos.
3 – Gerente de Mídia Social
A arquitetura e suas disciplinas não fugiram do boom das redes sociais, que alterou a forma como os arquitetos se comunicam. Plataformas como Facebook, YouTube, Pinterest e Instragram permearam a indústria e revolucionaram a figura do responsável pela comunicação. Muitos escritórios tocam projetos através de seus seguidores nas mídias sociais, aproveitando o feedback quase imediato das redes. A escolha da melhor plataforma, as maneiras de abordar o público e a administração de diversas contas são as responsabilidades potenciais dos Gestores de Mídia Social.
4 – Perspectivista
Foi a partir da década de 1980, quando surgiu o software CATIA, que as representações arquitetônicas feitas no papel começaram a reduzir. Atualmente, com o avanço da tecnologia, é até difícil diferenciar uma perspectiva de uma foto. O profissional perspectivista pode atuar em agências especializadas desse ramo arquitetônico ou integrar uma equipe interna, comum em grandes escritórios de arquitetura. É necessário amplo conhecimento dos softwares, que envolvem 3D, modelagem, iluminação e outros aspectos de pós-produção.
5 – Designer de Animação
Também chamado de Motion Graphic Designer, trata-se de um cargo que utiliza os princípios de design gráfico com técnicas cinematográficas de animação para exibições audiovisuais. Na arquitetura, muitas empresas desenvolvem vídeos animados para promover projetos e atingir diferentes públicos. Escritórios como Herzog & de Meuron, Zaha Hadid e muitos outros utilizam vídeos que geram experiências imersivas de espaço e intervenções urbanas. Embora esse trabalho possa ser desenvolvido internamente, é comum que as empresas contratem agências especializadas no assunto.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan