LOHA propõe intervenções para reativar o sistema hídrico de Los Angeles



O escritório Lorcan O’Herlihy Architects (LOHA) projetou um sistema especulativo de intervenções para o Los Angeles River que "examina a relação entre urbanização e uso da água para desenvolver novos modelos de adensamento que reconhece e se baseia em padrões ecológicos e infraestruturais existentes". Chamado de WATERshed, o projeto faz parte da exposição “Shelter: Rethinking How We Live in Los Angeles” em cartaz no A+D Museum que explora novas tipologias de habitação em Los Angeles.
Com seu modelo de regeneração urbana, LOHA espera abordar questões como a estiagem na Califórnia e a previsão da ONU de que até 2030 quase metade da população mundial estará vivendo em áreas assoladas por problemas hídricos. Assim, o plano utiliza o Los Angeles River como fonte de água para proporcionar caminhos de crescimento sustentável em Los Angeles, fazendo da cidade um exemplo para outras cidades.
River Bridge CapCasa BexigaCorte do terrenoHub de transporte

Casa Esponja
Casa Esponja

Focando especificamente no bairro de Elysian Valley, WATERshed é composto por espaços de estar e públicos, bem como pela infraestrutura hídrica, formando uma "colagem híbrida que capturará, reciclará, purificará e reconstituirá o solo e as águas pluviais novamente ao lençol freático do Los Angeles River."

Torre de reservatório
Torre de reservatório

Muitos dos elementos de projeto se localizam em espaços urbanos tradicionalmente subutilizados, assim, criam-se zonas de trocas sociais, culturais e econômicas. Além disso, WATERshed incorpora mais espaços públicos e compartilhados, ramificando-se a partir de padrões típicos de organização habitacional uni e multi familiar, e ajuda a compensar problemas de acessibilidade ao distribuir os custos entre grandes grupos e comunidades.

Casa Reservatório
Casa Reservatório

Um dos focos do projeto WATERshed está na facilitação da coleta de água em momentos de alta pluviosidade, permitindo o reabastecimento de novos reservatórios e redes hídricas subterrâneas em LA.

Casa Bomba
Casa Bomba

Saiba mais sobre o projeto aqui.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan