Assinada por Arthur Casas, casa ecoeficiente será construída no Rio de Janeiro com financiamento coletivo

Projeto N.O.V.A prevê a instalação de residência com sistemas de reaproveitamento de água, geração de energia e transformação de lixo em gás metano

Kelly Amorim, do Portal PINIweb
24/Setembro/2015


SLIDE SHOW  http://au.pini.com.br/au/solucoes/galeria.aspx?gid=15972

A empresa de energia Ampla, parte do grupo italiano Enel, apresentou recentemente o Projeto Nós Vivemos o Amanhã (N.O.V.A), desenvolvido em parceria com universidades cariocas e o Studio Arthur Casas, que prevê a construção da Casa do Futuro em Niterói, no Rio de Janeiro.
O projeto-piloto orçado em R$ 5 milhões de recursos oriundos de um financiamento coletivo pela internet se insere num contexto de reabilitação do entorno e estabelece fortes relações urbanas, transitando dos espaços completamente públicos do parque aos módulos privados da casa. O objetivo é ter o projeto com apelo suficiente para engajar os moradores da região no desenvolvimento das propostas de modo que o processo faça parte do cotidiano.
A implantação, de acordo com o escritório responsável pelo projeto, buscou preservar as árvores do terreno e, ao mesmo tempo, otimizar a relação entre insolação e sombreamento, almejando maximizar os benefícios das soluções energéticas, como a ventilação cruzada.
A casa terá 375 m² e será construída em uma área de mil m². Está prevista instalação de sistema de reaproveitamento da água da chuva, coleta seletiva de dejetos e de lixo orgânico, que serão transformados em gás metano, uso de vidraças inteligentes que dispensam limpeza e alteraram a transparência em função da luminosidade externa.
O pavimento da casa será de concreto modulado, que poderá ser retirado e substituído, e as tubulações e fiações passarão por baixo do solo, inclusive as de passagem de ar condicionado. Já a quadra de esportes terá piso cinético, que produzirá energia suficiente para iluminar o campo.
A execução das obras inclui medidas sustentáveis como estudos prévios de incidência solar e direção dos ventos para concepção da arquitetura com o melhor aproveitamento das características naturais do local; respeito integral à vegetação do terreno; materiais de baixo impacto ambiental e sem compostos químicos nocivos à saúde; redução de até 85% no volume de resíduos durante as obras; redução de até 80% nas emissões de carbono e compensação das emissões geradas pela construção da casa; estrutura em módulos pré-fabricados, que reduzem o tempo de construção e o uso de água e de materiais convencionais, como argamassas.
Um sistema de informação inteligente composto por monitores ligados à internet mostrará o consumo de luz, água e gás em tempo real, além de dados de saúde dos moradores. Um concurso realizado pela internet vai escolher a família que irá ocupar a residência e servir de cobaia para a experimentação das novas tecnologias. O grupo desenvolvedor irá acompanhar o comportamento dos habitantes na casa, por meio do fluxo de informações.
A construção integra o programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). As obras começarão em novembro, e a conclusão está prevista para antes dos Jogos Olímpicos, em agosto de 2016.

Fonte:
http://au.pini.com.br/arquitetura-urbanismo/residencial/assinada-por-arthur-casas-casa-ecoeficiente-sera-construida-no-rio-364430-1.aspx

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan