Concreto permeável pode ser a solução para enchentes


(Foto: Divulgação)


A empresa britânica de materiais de construção Lafarge Tarmac desenvolveu um concreto que é capaz de absorver até 4 mil litros de água em menos de um minuto, ajudando a prevenir inundações causadas por tempestades e podendo evitar acidentes de automóveis em estradas molhadas e reduzir o aquecimento das pistas em dias quentes.
O concreto permeável se chama TOPMIX e conta com canais de drenagem incorporados, criando uma espécie de reservatório subterrâneo. "Durante períodos de aumento das temperaturas e de chuvas intensas, a água armazenada dentro do sistema evapora, criando um efeito de resfriamento que reduz a temperatura da superfície", explica a empresa.

O conceito de concreto permeável existe há quase 60 anos, mas não é utilizado na superfície por não conseguir restir ao tráfego de veículos. De acordo com a Lafarge, o TOPMIX não enfrenta esse problema e é ideal para áreas urbanas. A companhia afirma apenas que, em locais com temperaturas muito baixas, a água retida pode congelar, danificando o piso.

Veja o piso em ação: 


Via DailyMail

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan