Dicas para desenvolvimento profissional

por Paulo Massuno

Ao observar alguém bem sucedido na carreira, normalmente as pessoas imaginam como ele conseguiu chegar aquela posição de destaque, alguns acham que ele nasceu naquela posição, outros acham que ele tem muita sorte, ou ainda que não teve concorrentes, e outros motivos parecidos.

Porém poucos imaginam que eles tiveram um bom planejamento, iniciativa e determinação para alcançar seus objetivos e conquistar sucesso na carreira. Preste atenção as dicas abaixo essenciais para o seu desenvolvimento e conquista do sucesso. 

Tenha Objetivos 

Acostume-se a fazer planejamentos, tenha objetivos claros e atingíveis, desenvolva metas a curto, médio e longo prazo, tenha foco onde você precisa chegar e como deverá fazer para chegar lá, estabeleça prazos para cada etapa. Lembre-se que deverá fazer acompanhamentos periódicos e também se necessário realizar ajustes. 

É muito importante não estabelecer metas muito baixas, pois irá parecer fácil de conquistar, e também não estabelecer muito altas, pois não irá conseguir atingir e poderá gerar desmotivação. 

Informação 

O mundo está em constante evolução, mudanças acontecem a cada segundo, as informações que circularam ontem podem não ser tão importantes hoje, quem tem informação antes leva vantagem. É necessário saber tudo sobre a sua área de atuação, busque informações nos diversos meios que existem como jornais, revistas, internet, etc, estude constantemente, faça cursos, participe de palestras, esteja sempre aprendendo mais sobre sua área, se possível também sobre o que está acontecendo que pode influenciar nas suas atividades. 

Detalhes 

Em ambientes cada vez mais competitivos nos mais variados modos, é necessário ter um diferencial, algo importante e de valor, para conseguir esse diferencial será necessário pensar nos detalhes, através deles é que se consegue o esperado diferencial. Através dos detalhes, e identificado o diferencial, seja rápido para tomar as ações necessárias para aplicação, pois não poderá ficar somente pensando nos detalhes, será necessário muito empenho para também pensar estrategicamente. 

Networking 

Não se isole, busque contato com amigos, mentores, equipes, professores, enfim todas as pessoas que lembrar que podem lhe ajudar de alguma forma, que possam ouvir suas ideias e projetos para propor melhorias e ajustes que você não havia percebido. 

Inspiração 

Tente lembrar-se de uma pessoa de sucesso, alguém que você admira muito, e relacione quais as principais qualidades que ele possui e a sua forma de agir; busque espelhar-se nas boas qualidades e inspire-se para agir melhor. 

Acelere 

Tenha claramente onde você quer estar, onde quer chegar, como deve fazer para chegar e quanto tempo para atingir seu objetivo, com essas informações acelere, seja mais rápido que os outros, porém não perca o foco, senão estará indo rápido, mas sem direção. 

Evite erros 

Quando precisar tomar decisões, analise bem os dados sobre a situação, tenha todas as informações sobre o assunto a ser desenvolvido ou resolvido, veja o contexto para correr riscos calculados, evitando possibilidades de erros, porém se algo der errado aprenda com os eles, não cometa os mesmos erros novamente. 

Atitude 

Ao interagir com as pessoas, professores, chefes, colegas de trabalho, etc., normalmente geram algum tipo de tarefa a realizar, e essas tarefas somente serão realizadas com êxito, se houver iniciativa e atitude, pois dessa forma poderá exceder as expectativas geradas sobre essas tarefas, a melhor forma de surpreender as pessoas que se tem interação é demonstrando iniciativa e atitude. 

Com atitude se conquista mais rapidamente os objetivos e ainda demonstra diferencial para gerar mais qualidade e ser mais bem visto com uma das características que formam um excelente profissional. 

Determinação 

Não fique reclamando das coisas, da vida, das pessoas, ou de algo que não deu certo, não se deixe abater, veja tudo com otimismo, algumas situações não acontecem na primeira tentativa, tenha o poder da determinação, acredite no seu potencial e no seu projeto, seja determinado para conquistar o sucesso. 



Via :www.administradores.org.br 

Fonte: http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=0&Cod=1636

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan