Guia online da arquitetura carioca, Arqguia Rio será lançado na quarta

Site reúne 100 pontos de interesse arquitetônico com informações e busca diferenciada

Arqguia

Com o objetivo de estimular a visitação de bens arquitetônicos e urbanísticos, o trio de arquitetos e urbanistas Lucas Franco, Isabela Ledo e Maria Fernanda Duarte lança, no dia 30 de setembro, o site Arqguia Rio. O projeto, um dos contemplados na segunda edição do Programa CAU/RJ de Patrocínio Cultural, foi realizado em parceria com escritório Mayerhofer e Toledo Arquitetura.

Online, gratuito e bilíngue, o Arqguia Rio cataloga pontos de interesse arquitetônico, urbanístico e paisagístico da cidade, abrangendo diversos períodos históricos e estilos arquitetônicos. Os idealizadores do site perceberam que havia ferramentas similares existentes em outros países e trouxeram a inciativa para o Rio de Janeiro. “Nossa ideia é atrair um público diversificado e democratizar as informações disponíveis”, afirma Isabela Ledo.

O guia online permite a busca de informações a partir de fotos; atividade, época e material; e região, através de um mapa interativo. “Além da imagem da obra e do texto descritivo também informamos o endereço completo, horário de funcionamento e contato do local. A descrição básica inclui o nome do arquiteto responsável, ano da obra e função do edifício” descreve Lucas Franco.

A plataforma digital disponibiliza dados sobre 100 construções emblemáticas do Rio de Janeiro, selecionadas após pesquisa em colaboração com o arquiteto e urbanista Alfredo Britto e o IAB-RJ. O acervo de fotos inclui exemplares do fotógrafo Leonardo Finotti, especializado em arquitetura.

O lançamento do Arqguia.com acontece no dia 30 de setembro, às 19h, no Paço Imperial. O evento é gratuito e aberto ao público e contará com o show da banda Ma Non Troppo.

O site foi desenvolvido pelo escritório de design criativo Tangerina e recebeu patrocínio do CAU/RJ, Oi Futuro, Governo do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura – Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro e apoio institucional do IAB-RJ e do Comitê Rio 450 Anos.

Serviço: Lançamento do Arqguia Rio
30 de setembro, às 19h – Entrada franca
Paço Imperial – Praça XV de Novembro, 48 – Centro, Rio de Janeiro.
Acesse: arqguia.com

Via : CAU/RJ

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan