Dingbat Cobogó / Guilherme Luigi

© Guilherme Luigi                                                                                                 © Guilherme Luigi

O cobogó é a inspiração para a fonte digital Dingbat Cobogó desenvolvida porGuilherme Luigi. Os símbolos foram criados a partir da pesquisa realizada por Josivan Rodrigues para o seu livro Cobogó de Pernambuco.

© Pedro Toscano© Josivan Rodrigues© Luiza Assis© Ricardo Inov

Dingbats são fontes que utilizam símbolos e/ou ícones ao invés de letras e números. A fonte digital Dingbats Cobogó apresenta 36 símbolos em versão positiva e negativa. Disponibilizada para download gratuitamente através do site dingbatcobogo.com.br, a fonte pode ser utilizada em qualquer programa com editor de texto. “A intenção do projeto é popularizar o acesso dessa gráfica da cidade para o uso comum além de preservar sua memória”, explica Luigi.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
© Ricardo Inov                               © Ricardo Inov
Um dos usos possíveis, o Lambe-lambe Cobogó, foi aplicado na intervenção urbana homônima durante o 23º Festival de Inverno de Garanhuns se desdobrando em outras intervenções e usos após o festival.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
© Guilherme Luigi                                 © Guilherme Luigi

A fonte ainda participou da exposição CIDADE GRÁFICA que investigou as relações poéticas e críticas entre o design gráfico e as questões urbanas através de 40 projetos em cartaz no Itaú Cultural, em São Paulo. Com curadoria dos designers Celso Longo, Daniel Trench e Elaine Ramos, a exposição reúne projetos gráficos (livros, cartazes, fontes), pesquisas acadêmicas e obras na fronteira entre design e artes visuais.

Clique aqui para fazer o download da fonte.

Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
© Luiza Assis                                 © Luiza Assis

O cobogó
Criado em Pernambuco, o cobogó é um elemento pré-fabricado vazado que se utiliza na construção civil em substituição à alvenaria, garantindo ventilação e iluminação naturais no interior dos edifícios. Seu nome vem das sílabas iniciais dos sobrenomes dos seus criadores, os engenheiros radicados no Recife no início do século XX Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Góis.


Cobogós: breve história e usos

Nos trópicos a luz do sol incide de forma generosa. Os elementos vazados desenham a sombra nos pisos e paredes, um efeito que transforma todo o ambiente para quem o vê desde o exterior e interior. Durante as estações e ao longo dos dias essa luz natural surge de diferentes formas como um componente que sobrevém na Arquitetura.
Leia o artigo completo: http://www.archdaily.com.br/br/768101/cobogo


Os cobogós podem apresentar desde os formatos mais simples, com uma geometria básica, até peças de geometria mais complexa e formas esculturais que compõem padrões gráficos sofisticados e vão além da função de ventilação, passando a funcionar como elemento decorativo, como acontece com revestimentos como azulejos e ladrilhos hidráulicos.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
© Josivan Rodrigues                                                                  © Josivan Rodrigues

Encontrados em edificações de todo o Brasil, seja em pequenos conjuntos ou compostos em panos de diversas dimensões, o cobogós é importante elemento do nosso imaginário e do repertório arquitetônico. Um registro inédito dessa iconografia foi concretizado no livro “Cobogó de Pernambuco”, cuja autoria é de Josivan Rodrigues, Cristiano Borba e Antenor Vieira.
Guarde esta imagem junto com tuas outras favoritas!
© Josivan Rodrigues                                © Josivan Rodrigues
Texto por: Guilherme Luigi
© Guilherme Luigi
© Guilherme Luigi
© Pedro Toscano
© Pedro Toscano
© Josivan Rodrigues
© Josivan Rodrigues
© Luiza Assis
© Luiza Assis
© Ricardo Inov
© Ricardo Inov
© Guilherme Luigi
© Guilherme Luigi
© Josivan Rodrigues
© Guilherme Luigi
Fonte: Victor Delaqua. "Dingbat Cobogó / Guilherme Luigi" 27 Set 2015. ArchDaily Brasil. Acessado 28 Set 2015. http://www.archdaily.com.br/br/774412/dingbat-cobogo-guilherme-luigi

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan