Arquitetura e artes brasileiras perdem Carlos Bratke, o arquiteto da Berrini

Formado pelo Mackenzie, ele fez parte da primeira geração que contestou os dogmas do modernismo

Faleceu na tarde de hoje (09/01/17),  em São Paulo,  o arquiteto e urbanista Carlos Bratke. Tinha 73 anos.

Ele é autor de centenas de projetos, diversos dos quais premiados. São projetos dos mais variados programas: casas unifamiliares, prédios de apartamentos, igrejas, escolas, indústrias e, sobretudo, edifícios de escritórios. Dentre estes, destaca-se sua produção na região da avenida Luís Carlos Berrini, um antiga região pantanosa do bairro do Brooklin, na zona sul de São Paulo, que ele –  junto com o irmão Roberto Bratke e Francisco Collet, também arquitetos –  ajudou a consolidar, investindo em projetos de escritórios para a área, hoje uma das mais valorizadas da capital paulista. São mais de 60 projetos construídos, com área aproximada de 650 mil metros quadrados. 

Tinha experiência internacional com projetos nos Estados Unidos, Uruguai, Israel e México.  

Além disso, entre outras atividades culturais, Carlos Bratke presidiu a Fundação Bienal (entre 1999 e 2002) e o Instituto de Arquitetos do Brasil/Departamento de São Paulo (gestão 1992/1993). A ele foi conferida a comenda maior do IAB (Instituto de Arquitetos do Brasil), o Colar de Ouro.

Carlos Bratke faz parte da primeira geração de arquitetos paulistas que contestou os dogmas da arquitetura moderna. Seus projetos são marcados pelo experimentalismo tanto formal como técnico.

O funeral será realizado, a partir das 11 horas do dia 10, no Funeral Home (rua São Carlos do Pinhal, 376, Bela Vista). O enterro do corpo acontecerá às 16 horas no Cemitério Redentor (avenida Dr. Arnaldo, 1105, Sumaré).


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan