Construindo com Natureza: Cidades que roubam ideias de plantas e animais

Biomimética-blog
Arquitetos, designers e urbanistas se apropriam de fenômenos naturais tão diversos como cupinzeiros e frutas resilientes para projetar cidades inteligentes e sustentáveis 
Com um número crescente de arranha-céus de vidros e grandes faixas de concreto, as cidades modernas aparentam trabalhar contra a natureza, suprimindo-a ao invés de funcionar em sincronia.
Porém, um número crescente de arquitetos, designers, engenheiros, cientistas e urbanistas se voltam para sistemas da natureza para inspiração
Biomimética se baseia na ideia de que animais, plantas e processos naturais da terra possuem a engenharia de ponta. Esta abordagem busca replicar ideias inteligentes da natureza, quer seja a concepção de um dispositivo que capte água com micro gotículas imbuídas de agentes de ligação, baseado na habilidade do besouro do deserto da Namíbia captar vapor de névoas ou um edifício com refrigeração passiva assim como um cupinzeiro. Biomimética decorre da conclusão de que os sistemas da natureza funcionam bem: exemplos de mal funcionamento são encontrados apenas em registros fósseis.
Claramente existe um grande hiato entre se maravilhar com a habilidade de uma aranha de tecer sua teia e criar um tecido que imite suas propriedades de aderência seletiva. E o abrigo arbóreo não oferece uma proteção de um telhado para repelir completamente as chuvas, mas os pequenos feixes de luz e o movimento de sombra que uma árvore projeta oferecem outros benefícios, dispensando a necessidade de iluminação em certos períodos do dia. Edifícios inteligentes poderiam explorar isto.
A Doutora Cheryl Desha, professora de desenvolvimento sustentável da Universidade Tecnológica de Queensland prevê um futuro em que cidades serão mais parecidas com o ambiente natural, funcionais e resilientes, protegendo seus habitantes das intempéries climáticas, poluição e vírus, enquanto minimizam sua pegada de carbono.
Mas temos um longo caminho a percorrer. “A tecnologia está avançando, mas a natureza está à frente. Em quilômetros de profundidade na água existem seres que, mesmo sem energia solar, conseguem brilhar. E ainda falamos de lâmpadas”, diz Desha.
Felizmente existem ótimas mentes trabalhando nisso. Desha aponta o Instituto de Biomimética, fundado pela cientista natural Janine Benyus.
Seu site, asknature.org, é uma biblioteca online de mais de 1.800 aplicações bio-inspiradas para arquitetos e engenheiros. A estrutura da casca do grapefruit, que permite uma queda de 10 metros sem danos. Esta estrutura inspirou um novo composto de alumínio que está sendo testado para aplicações em segurança de edifícios.
O escritório da Deloitte na Holanda,The Edgecertificado LEED Platinum, é um exemplo de edifício inteligente. Dentre inúmeras inovações, o escritório é iluminado por painéis de LED supereficientes que requerem tão pouca eletricidade que dividem o cabeamento de dados. Estes painéis contam com sensores embutidos de movimento, luz, temperatura e umidade – este cabeamento envolve o prédio como sinapses em um cérebro.


Fonte e artigo completo: http://blog.gbcbrasil.org.br/?p=1724

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan