Concurso Público de Arquitetura: benefícios para a cidade e para as pessoas

Conheça as vantagens de se contratar projetos arquitetônicos por meio de competições entre arquitetos e urbanistas


O que a Estação Antártica Comandante Ferraz na Antártida, a sede da Organização das Nações Unidas (ONU) nos Estados Unidos, a Ópera de Sydney na Austrália, o Parque Olímpico do Rio de Janeiro e a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul têm em comum? Por trás de cada obra há um Concurso Público de Projeto de Arquitetura. O CAU/RS conversou sobre concursos públicos com Tiago Holzmann da Silva, sócio-diretor da 3C Arquitetura e Urbanismo. Confira!

Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) é uma base pertencente ao Brasil localizada ilha do Rei George, na Antártida. Foto: Divulgação

 

Benefícios para… As pessoas e os profissionais

A qualidade como critério para contratação e execução de obras públicas. Isso é possível com o concurso público, modalidade de licitação prevista e recomendada na legislação brasileira. O Concurso Público de Projeto de Arquitetura e Urbanismo é uma vantagem para a sociedade, que tem a garantia de que será realizado o melhor projeto, com a qualidade que a cidade, as pessoas e o espaço merecem.

“O concurso público é aberto a todos os arquitetos e urbanistas. Como não há necessidade de experiência, jovens profissionais também podem participar. A escolha do vencedor é realizada por um júri especializado e de maneira sigilosa e a remuneração do vencedor é definida previamente, com base da Tabela de Honorários Profissionais. O julgamento é feito a partir das propostas, sem envolver o nome do autor ou o valor do projeto. O processo é muito mais democrático e totalmente transparente”, destaca Tiago Holzmann.

Parque Olímpico, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio, palco da maior parte das competições da Olimpíada 2016. Foto: Divulgação

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan