Cinco livros resenhados pela redação de AU



                                                                                                                   Três Textos sobre a Cidade
Rem Koolhaas . 112 páginas Editora Gustavo Gili .
ggili.com.br
O livro conta com três textos sobre a cidade que continuam a linha seguida por "Nova York Delirante" (1978), clássico manifesto retroativo de Manhattan, que oferece uma visão lúcida das forças ingovernáveis que regem o espaço da cidade contemporânea. O texto "Grandeza, ou o Problema do Grande" constitui uma elaboração teórica sobre a arquitetura, abordada a partir do problema da dimensão dos objetos na cidade; "A Cidade Genérica" reflete sobre a importância dos grandes fenômenos vinculados ao desenvolvimento global das sociedades ocidentais; e "Espaço-lixo" volta a explorar a natureza do espaço que essa mesma cidade genérica gerou.



Blanca Montaña. Arquitetura en Chile
Editado por Miquel Adrià . Textos de Miquel Adriá, Pablo Allard, Horacio Torrent 512 páginas . Ediciones Puro Chile
www.puro-chile.cl 
A publicação integra uma coleção de cartões-postais e aponta os marcos relevantes da história da arquitetura contemporânea chilena, mostrando como ela nasceu e se desenvolveu na paisagem, distinguindo-se pela força propositiva das últimas gerações, fruto de uma economia estável e de uma sólida estrutura acadêmica. Edição bilíngue (espanhol/inglês).


O edifício da FAU-USP de Vilanova Artigas
Organizado por Antonio Carlos Barossi . 206 páginas Editora da Cidade .
www.escoladacidade.org 

O edifício da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1969), na Cidade Universitária, e o Museu de Arte de São Paulo (1968) são as duas obras escolhidas como tema dos primeiros volumes da série Obras Fundamentais, que visa publicar pesquisas sobre obras específicas de relevância na nossa história arquitetônica. O livro é uma realização da Editora da Cidade, com o patrocínio do CAU/SP, e traz a contribuição de 21 autores de diferentes áreas.


0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan