Critérios de sustentabilidade para construir mais e melhor

Atender a demanda da sociedade por edifícios mais ecológicos exige que os arquitetos trabalhem sem fórmulas prontas

POR JULIANA NAKAMURADivulgação: Cloc Marina Residence
Atender à demanda da sociedade por edifícios mais sustentáveis exige que os arquitetos trabalhem sem fórmulas prontas, mas com base em muito conhecimento e criatividade para chegar às soluções mais adequadas, levando em conta as particularidades e necessidades de cada projeto.
O percurso começa pelo entendimento da sustentabilidade como algo abrangente, que cerca o ciclo de vida da edificação, desde o início de sua construção à sua reciclagem ou demolição, incluindo todo o período de uso e operação. Também passa por uma abordagem que inclua soluções integradas para maximizar a eficiência no aproveitamento de recursos, e a escolha de suprimentos e materiais mais ecológicos. 'De pouco adianta inserir dispositivos com apelo verde se o edifício em si consome água e energia indiscriminadamente', diz o arquiteto Rafael Lazzarini, gerente do departamento de Novos Negócios da Unidade de Sustentabilidade do Centro de Tecnologia de Edificações (CTE). Da mesma forma, de pouco vale uma construção erguida com baixa geração de resíduos e econômica do ponto de vista energético se não atender às necessidades de seus ocupantes.

PEDRAS NO CAMINHO
Para chegar a resultados que equilibrem conforto e respeito ao meio ambiente, os projetistas precisam superar, no dia a dia, a resistência dos contratantes em investir em sistemas que agreguem eficiência aos edifícios - principalmente porque isso pode exigir investimentos iniciais mais elevados. Também precisam encarar a própria dificuldade para realizar um trabalho complexo cujos parâmetros de desempenho mudam constantemente, especialmente por conta da tecnologia.

0 comentários:

 
IAB Tocantins Copyright © 2009 Blogger Template Designed by Bie Blogger Template
Edited by Allan